• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 17/10/2020
Sociedade

Unicamp: Aplicativo de Vigilância em Saúde é lançado em evento virtual

Iniciativa será de uso obrigatório a todos que comecem a retornar às atividades presenciais na instituição de ensino

Na quarta-feira (7/10), foi lançado o Aplicativo de Vigilância em Saúde da Universidade Estadual de Campinas (AVISU), que será de uso obrigatório a todos aqueles que comecem a retornar às atividades presenciais na instituição de ensino. Ele pode ser acessado por meio do link http://avisu.unicamp.br.

O AVISU é um dos tripés do plano de vigilância epidemiológica da Unicamp. Coordenado pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), o plano também está baseado em testagem em massa e rastreamento de contatos, de acordo com reportagem do Portal da Unicamp.

Por meio do AVISU, o membro da comunidade universitária deverá responder diariamente a um inquérito de sintomas relacionados à COVID-19. O uso do aplicativo tem como objetivo aperfeiçoar a vigilância epidemiológica da doença na Unicamp, visando à prevenção da ocorrência de casos novos e de surtos entre a comunidade. Todas as unidades devem orientar, nos canais de comunicação, o uso do AVISU.

Passo a passo

O primeiro passo para utilizar o AVISU é realizar o download na Play Store ou na App Store no smartphone. De acordo com os idealizadores da iniciativa, o aplicativo já está disponível na Play Store e em breve estará na App Store. Após isso, o usuário precisa realizar um cadastro e aceitar os termos de uso para preencher o questionário. Caso o aplicativo peça um código de acesso durante o cadastro, digite: Unicamp20.

O preenchimento deve ser diário e as respostas irão ser acessadas exclusivamente pelo Cecom, responsável por monitorar a saúde da comunidade acadêmica. O inquérito contém nove perguntas, relacionadas à ocorrência dos sintomas: tosse; dor de garganta; dor de cabeça, febre (maior ou igual a 37,8ºC) ou calafrios; nova perda de paladar ou olfato; congestão nasal ou coriza,; náuseas; vômitos ou diarreia; dor ou desconforto no peito e falta de ar ou dificuldade em respirar.

Confira as orientações conforme as respostas:

1) Caso a resposta seja negativa para todas as perguntas, haverá uma mensagem automática com orientação para o comparecimento habitual às atividades presenciais e seguimento de todas as recomendações para a prevenção da COVID-19;

2) Em caso de resposta positiva para sintomas de menor gravidade, haverá mensagem automática com orientação para não iniciar ou não permanecer em atividades presenciais na Universidade; adotar o isolamento social; e procurar um serviço de saúde de referência para diagnóstico e acompanhamento (como o Cecom).

3) Se houver resposta afirmativa para sintomas de maior gravidade, a mensagem será a orientação para não iniciar ou não permanecer em atividades presenciais na Universidade; adotar o isolamento social; e procurar imediatamente um serviço de saúde de referência para diagnóstico e acompanhamento.

Dúvidas

As dúvidas podem ser tiradas por e-mail (css@cecom.unicamp.br) ou pelo telefone do Cecom: Campinas (19) 3521-9020/9021/9029; Limeira e Piracicaba (19) 2113-3396.

Aos membros da comunidade universitária que tenham realizado testes fora da universidade, o Cecom solicita que enviem os resultados à equipe, para que sejam cadastrados no aplicativo, pelo e-mail css@cecom.unicamp.br.

Saiba mais, pela internet, sobre o plano de vigilância epidemiológica da COVID-19 da Unicamp e confira também as orientações sobre o convívio seguro disponíveis no Portal Unicamp.