• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 06/06/2020
Últimas Notícias

Unicamp: Museu de Zoologia do Instituto de Biologia lança conteúdo para acesso virtual

Vídeos podem ser acessados pela página institucional do museu ou diretamente em pesquisa na plataforma YouTube

Como uma forma de suprir a suspensão temporária de visitas presenciais às exposições, o Museu de Zoologia, vinculado ao Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lança um projeto de acesso virtual. Todos os conteúdos produzidos para o Museu de Zoologia Virtual se basearam na exposição “Biodiversidade Animal: estilos de vida”, que está completando dez anos de atividades.

Os vídeos podem ser acessados pela página institucional do museu ou diretamente em pesquisa na plataforma YouTube. Segundo a curadora de coleções do Museu, Michela Borges, os conteúdos, produzidos pelos biólogos que atuam diretamente na exposição ao público, são apresentados de forma lúdica e inspirados nos temas biodiversidade animal e conservação, e a ciência por trás desses assuntos.

“Foram planejados não somente para atrair o interesse das crianças, mas sim para todas as faixas etárias. Nesse momento de isolamento social é uma oportunidade para estimular o interesse pelas diversas áreas da Ciência”, explica a gestora ao Portal da Unicamp.

Conteúdo

As visitas presenciais ao Museu de Zoologia acontecem desde 2010. O público principal são estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas de Campinas e região. Em tempos de atividades presenciais acadêmicas normais, as visitas guiadas por biólogos são agendadas às segundas-feiras à tarde ou na terça-feira de manhã e duram entre uma e duas horas.

A visitação é feita em quatro salas temáticas “Vida na Água”, “Cidade das Formigas-Saúvas”, “Hóspedes e Penetras” e “Invertebrados e Vertebrados: formas e cores”. Antes da suspensão das atividades presenciais, o Museu recebia semanalmente uma média entre 40 e 80 estudantes.

Michela Borges destaca que os museus de zoologia são instituições de extrema importância para a Ciência, Ensino e Extensão. O Museu de Zoologia da Unicamp proporciona uma integração entre o conhecimento científico e a comunidade, especialmente da região de Campinas. “Na Unicamp se mantém diversas coleções animais utilizadas por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, além de educadores e artistas”, esclarece.