• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/03/2018
Ensino Fundamental

Unicamp recebe exposição de refugiados africanos

Exposição fotográfica “Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova”, segue até 19 de abril

O retrato de um povo sofrido que busca condições melhores de vida em países com mais oportunidades. É com essa ideia que a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, promove a exposição fotográfica “Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova”, até o dia 19 de abril.

Mais informações aqui.

São 26 painéis em preto e branco, de autoria dos fotógrafos Eduardo Tarran e Mário Castello, que trazem imagens de refugiados do Congo, Angola, Camarões, Gana, Nigéria e Guiné-Bissau, disponíveis na Biblioteca Central César Lattes.

Boa parte dos estrangeiros foi recebida pela Casa de Passagem Terra Nova, primeiro centro de acolhimento social do estado de São Paulo para solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas. O local, aberto desde 2014, já atendeu mais de 400 pessoas e recebe principalmente famílias com filhos menores de idade e mulheres grávidas.

“Atravessamos um momento dramático no que diz respeito aos deslocamentos forçados e às solicitações de refúgio. A exposição possibilita uma ‘troca de olhares’ com essa população em estado de vulnerabilidade, conferindo a eles uma fisionomia e singularidades, extrapolando dados quantitativos e singularizando, na simbologia de um olhar, sonhos de uma vida melhor”, explica a coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel.

Para a coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo), Rosana Baeninger, “a ação traz para o convívio universitário a esperança de vidas refugiadas em nosso país”.