sábado, 19/10/2019
Creche Escola

Unidade do Creche Escola é inaugurada em Araras

Investimento é da ordem de R$ 1,6 milhão na unidade que irá beneficiar 150 alunos

A cidade de Araras recebeu, nesta sexta-feira (18) mais uma unidade do Programa Creche Escola. A EMEI Professora Francisca Maria Mendes Marques tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço.

É a 45ª creche escola da atual gestão. A construção foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão do governo paulista, em parceria com a prefeitura local. “A cada investimento que nós fazemos em uma criança nesta idade, ele retorna em até sete vezes em toda a sua vida. Um dos grandes compromissos que nós temos é entregar creches em todo o Estado e apoiar os municípios”, afirmou Rossieli Soares.

As unidades também respeitas todas as normas de segurança e de acessibilidade, o que segundo Rubens Júnior Franco, prefeito de Araras, só vem a somar para a cidade. “Essa creche é um investimento que será fundamental par as crianças de nossa cidade. Estamos empolgados em receber algo tão fundamental assim, e ao mesmo tempo, agradecemos muito a parceria com o governo”, pontuou durante a cerimônia de entrega.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 371 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 248 estão em execução. “Uma de nossas bandeiras é essa parceria que faz tão bem para todo mundo. Penso que não existe uma rede municipal ou uma rede estadual, mas sim uma rede pública. Construímos coisas juntas”, diz Leandro Damy, presidente da FDE.

Só na região de Araraquara já foram entregues oito unidades e outra está com obras em andamento com previsão de 150 novas vagas. “Sempre focamos nas áreas que mais precisam de creches, pautada numa avaliação seguindo critérios socioeducacionais. É um orgulho estarmos aqui inaugurando mais uma creche nessa região”, explica Valeska Toledo, subsecretária de acompanhamento da Educação.

A Diretoria de Ensino de Pirassununga conta com 50 escolas estaduais e quase 30 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as unidades, seis adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, três unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.