• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/04/2018
Governo do Estado de São Paulo
Boas Práticas

Unidade de ensino conquista bicampeonato no concurso “Minha Escola é o Canal”

Orientados pela professora Aline Cristina Bondioli, alunos do Ciclo I produziram vídeo sobre cidadania e civismo

Aconteceu, na última segunda-feira (2), no Salão Nobre da Secretaria da Educação o evento de premiação do concurso Minha Escola é o Canal. A 2ª edição do prêmio teve o tema “Cidadania e Civismo”. Na ocasião, o secretário José Renato Nalini recebeu os finalistas, sendo o primeiro colocado o trabalho entregue pelos alunos da E.E. Professor Fernandes Soares, unidade de ensino pertencente à Diretoria de Ensino Leste 2.

“O objetivo do “Minha Escola é o Canal – Escola de Youtuber/SP” com o tema Civismo e Cidadania foi o de transferir aos jovens valores que propiciem a difusão dos direitos e os deveres de cada cidadão que mora e se identifica culturalmente como parte de um povo”, explana Walter Ciglioni, presidente executivo do Minha Escola É o Canal e vice-presidente da Tv Aberta de São Paulo.

A professora Aline Cristina Santos Bondioli orientou os estudantes Mara Letícia Gomes de Souza, Riquelvi Próspero Oliveira, Josimara da Rocha Santos, Ana Clara Almeida Melo e Karolinny Vitória da Silva Souza. Eles produziram esse vídeo, que venceu o concurso após atrair 2.627 visualizações no Youtube.

Um detalhe interessante é que esta é a segunda vez que a professora Aline Bondioli participa com seus alunos e chega ao 1º lugar. “Que coisa boa é o bicampeonato! Ano passado falamos sobre o patrono da escola. Contamos até com a presença da filha do patrono e as crianças adoraram”, vibra a educadora.

Segundo ela, “foi uma experiencia bacana, pois a escola está localizada em uma comunidade muito carente, com poucos recursos. Então as crianças não têm muito contato com o tema. E até isso foi interessante, pois a gente conseguiu fazer muito mais do que gravar o vídeo, foi um trabalho de transformação. As crianças começaram a ter uma visão diferente, começaram a exercer a cidadania. Muitos não tinham nem ideia do que é a cidadania, do que é exercer o civismo”, conta Aline.

A euforia na escola, após o anúncio de que os alunos da Fernandes Soares eram os campeões, foi enorme. Mas, a alegria começou bem antes. Quando o júri técnico indicou os finalistas, todos já ficaram satisfeitos com a conquista, pois sabiam que haviam apresentado um bom trabalho, mesmo que a vitória não chegasse. “Eu me sinto extremamente orgulhosa, satisfeita e agradecida. Nossos alunos tiveram grandes experiencias, desde andar no elevador da Secretaria, pois algumas crianças nunca entraram em um, até ganhar o prêmio”, finaliza a professora.

Aline Bondioli é professora de Artes e foi fortemente incentivada por uma docente que lecionava a mesma disciplina. Certa vez, Aline recebeu uma medalha das mãos de sua educadora seguida das palavras de que ela era uma aluna exemplar na matéria e que levava jeito para aquilo. Aline cresceu, mas nunca se esqueceu daquele gesto de carinho e cuidado. Sendo assim, não tinha como exercer outra profissão se não essa. “Por isso, acredito que o incentivo é fundamental na vida das nossas crianças. Ser professor é isso, é oferecer oportunidades e torcer para que os alunos agarrem”, explana Aline Bondioli.

Luciane Palumbo Ribeiro Nascimento, vice-diretora da unidade, relatou que é um orgulho ter alunos tão produtivos e que toda a comunidade escolar está muito feliz com a conquista, “pois não é fácil trabalhar com alunos do ciclo 1 e produzir um vídeo. As dificuldades são grandes, pois falta comunicação entre os pequenos. E ainda tem a falta de habilidade para editar o vídeo”, explica.

Segundo a vice-diretora, “existe todo um trabalho antes de chegar no vídeo. A professora trabalha em sala de aula, explica o conteúdo, o que é cidadania, o que é civismo. Depois ela treina a fala dos alunos, o posicionamento, escolhe o cenário. Esses processos ajudam o aluno dentro da sala de aula. Eles se preparam, procuram a leitura e, com a leitura, reproduzem melhor a fala”, finaliza.

O desenhista, com habilidades e traços aperfeiçoados nas obras do Dragon Ball, do Cavaleiros do Zodíaco e do Homem Aranha, Riquelvi Próspero Oliveira, diz que foi “muito demais [sic] poder transmitir o significado do civismo, da cidadania e essas coisas”. O pequeno aluno de apenas 10 anos de idade, e que frequenta as aulas do 5º ano B, acrescenta: “esse foi o primeiro vídeo que eu fiz para viralizar no Youtube”.

“Aprendi que a educação é essencial e que é muito demais [sic] poder passar essas informações para as outras pessoas. Espero que quem assistiu aprenda com isso”, comenta Riquelvi.

Um pouco mais jovem que Riquelvi, mas com vasta experiência de youtuber, Ana Clara Almeida Melo já produziu três vídeos para a rede social. “Eu já tinha feito uns vídeos para um canal que eu montei, mas não deu muito certo. Lá eu falava de tudo um pouco’, lembra a estudante.

Ana Clara relata que durante as atividades em sala de aula e com a elaboração do vídeo aprendeu que “tem muitas pessoas com civismo, mas também existem muitas que não”. Pode até parecer confuso, mas ela trata de explicar: “para mudar isso, as pessoas devem seguir as leis, se ajudar mais”, ilustra.

Sobre ter vencido o concurso Minha Escola é o Canal, a pequena afirma que “no começo não estava caindo a ficha, mas um pouquinho depois caiu”. Presente na cerimônia de premiação, foi esta sua primeira vez no histórico e centenário prédio Caetano de Campos. “A secretaria parece um castelo antigo, tem uns desenhos meio medonhos. Mas eu não fiquei com medo, pois era bonito de ver”, fala Ana Clara ao se recordar do Salão Nobre da sede da Educação.

O segundo lugar ficou com os alunos Gabriel Moreira, Mateus Felix Gomes Silva Santos, Mauro Junior, Anthony Henrique e Maicon Douglas, da E.E. Bom Pastor I, DE Guarulhos Norte. Este vídeo conquistou 2.560 internautas, e a orientação do trabalho foi da professora Rita Louzada.

Fechando o pódio, a terceira posição foi ocupada pelo estudantes da E.E. Prof. Wolny de Carvalho Ramos, da DE Leste 5. Este vídeo foi construído pelos estudantes Daniely Almeida Souza, Leticia Hohl Tão Buzio, Lourdes Maria Sanches e Silva, Lucas Fernandes Grecius e Felipe Nogueira de Souza, sob a orientação da professora Mirian Macedo. Eles obtiveram 1.076 visualiuzações.

Os vencedores receberam um smartphone, mais a veiculação dos vídeos na TV Aberta de São Paulo (canal 9 da Net e 186 da Vivo), no programa “Questão de Justiça”. Além disso, o advogado e jornalista JB Oliveira ministrará para cada escola vencedora o curso “Educação para a cidadania”, do Instituto JBOliveira de Educação e Capacitação Profissional.