sexta-feira, 29/03/2019
Creche Escola

Unidade do Programa Creche Escola é inaugurada em Pirajuí

Centro Municipal de Educação Infantil Profª. Stelângela Pfeifer Inforzato Gaviola tem capacidade para 130 crianças de 0 a 5 anos.

A cidade de Pirajuí, na região de Bauru, ganhou nesta quinta-feira (28) uma unidade do Programa Creche Escola. O Centro Municipal de Educação Infantil Profª. Stelângela Pfeifer Inforzato Gaviola foi aberto com a presença de diversas autoridades.

Com investimento de R$ 1,6 milhão, a creche tem capacidade para 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui sete salas e dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço. Toda a área construída tem acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

“A educação tem papel fundamental na formação de qualquer sociedade”, diz Leandro Damy, presidente da FDE e presente no evento. “Como o secretário diz, são nos primeiros 1000 dias de vida da pessoa que o perfil dela é formado”.

Com 813,78m² de área construída, a creche visa atender crianças em áreas carentes na cidade e também cumprir a demanda de uma nova área residencial na cidade. “Essa bonita escola vai abrir as portas para um novo bairro, o Nova Pirajuí, e vai acabar com o déficit de alunos fora da escola no nosso município”, complementa o vereador Gabriel Gianpaulo.

O nome da escola é uma homenagem à professora Stelângela Pfeifer Inforzato Gaviola, que lecionou durante quase 25 na cidade. Querida por todos, ela foi professora de matemática do atual prefeito de Pirajuí, César Fiala. “A homenagem à professora Stelângela Pfeifer Inforzaro Gaviola, é mais do que justa. Num momento em que mulheres são vítimas de várias violências, ela sempre foiuma mulher forte e irá representar essa unidade escolar para fazer parte da história da nossa cidade”, pontua Flávia Barbieri, diretora municipal de educação de Pirajuí.

Como Funciona o Programa Creche Escola

O Programa Creche Escola é uma parceria entre o Estado de São Paulo e os municípios. Funciona assim: municípios disponibilizam  um terreno compatível com as opções de planta fornecidas pelo governo, e a secretaria efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante execução das obras e laudo da vistoria.

Com a nova creche, a Diretoria de Ensino de Baueri agora conta com 33 escolas estaduais e mais 13 em construção. “Olhar para os primeiros dias das nossas crianças é de importância fundamental para acertarmos na educação do nosso Brasil”, afirma o secretário da Educação Rossieli Soares.