• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/07/2021
Notícia

Unidades do Centro de Estudo de Línguas recebem matrículas para o 2º semestre

Em todo estado, são 180 unidades que ofertam cursos em sete idiomas; disponibilidade deve ser conferida na escola ou Diretoria de Ensino

As 180 unidades do Centro de Estudo de Línguas (CEL), distribuídas pelo estado de São Paulo, estão com matrículas abertas para o 2º semestre. A quantidade de vagas e idiomas oferecidos variam de acordo com a demanda e disponibilidade de professores habilitados para ministrar as aulas em cada escola.

A lista com endereços e idiomas de cada CEL está disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/centro-estudo-linguas.

Nos CELs é possível estudar alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e até mandarim. As aulas acontecem no contraturno das aulas ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual.

Para fazer as aulas de inglês e mandarim é necessário estar cursando o ensino médio. Já para os demais idiomas, os estudantes devem estar matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental do ensino regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual ou, em alguns casos, da rede municipal parceira.

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. No ato da matrícula, deve ser apresentada uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Sobre o CEL

O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivos principais proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

A metodologia desenvolvida em sala de aula objetiva o desenvolvimento da prática oral e do aprofundamento de estudos relacionados com aspectos culturais, sociais e históricos dos idiomas. O rendimento dos estudantes é avaliado em processo e também por meio de provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar.