sexta-feira, 07/08/2015
Sociedade

Unidades escolares ainda podem se inscrever na campanha Escola Sustentável

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto

As mais de cinco mil escolas paulistas podem aderir à campanha “Escola Sustentável” parceira do Programa Nascentes até o dia 14 de agosto. Para participar, as unidades de ensino precisam incluir na pauta do seu planejamento questões referentes à mobilização e sensibilização sobre o uso da água, conservação ou recuperação de nascentes e matas ciliares.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

É necessário ainda que a unidade escolar que esteja em processo para se tornar uma escola sustentável, realize ações de acordo com três princípios: articulação com Currículo; gestão democrática e protagonismo juvenil.

A ação tem por objetivo introduzir os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistema nas unidades escolares, com ênfase à necessidade de recuperação de matas ciliares, de forma a conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.

Na rede estadual, algumas escolas como a E.E. Professor Tochichico Yochicava, localizada em Suzano, se notabilizam por se preocuparem com o meio ambiente, com inúmeros projetos voltados para o tema. Saiba mais aqui.

O Currículo do Estado de São Paulo visa à construção de uma educação com qualidade, tal qual o de garantir a proteção e recuperação das nascentes e o abastecimento de água à população. Neste sentido, conteúdos relacionados à água e, especificamente, às nascentes, mata ciliar, biodiversidade, recursos hídricos, entre outros, estão contemplados no currículo.

Sobre o Programa Nascentes

Inicialmente conhecido como Mata Ciliar, o Programa Nascentes é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa manter e recuperar as matas ciliares – vegetação localizada às margens de nascentes, rios, córregos, lagos e represas que protegem e limpam as águas.