Em todo o Estado de São Paulo, mais de cinco mil escolas da rede estadual de ensino mantêm o seu cronograma de atividades. Com o final do bimestre do ano letivo, os profissionais da Educação garantem total suporte a cerca de quatro milhões de alunos, que no momento se esforçam para se superar em avaliações e entregas de pesquisas que influenciarão a média final das disciplinas cursadas.
Na turma do 1º ano do Ensino Fundamental da E.E. Professor João Climaco, no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, a professora Onete Aparecida Gonçalves preparou um cronograma com atividades especiais. Na mesa, uma relação de livros com fábulas e personagens que envolvem os alunos em uma trama convidativa ao mundo da leitura. Os alunos participam. E no momento de responder sobre quem gosta de ouvir histórias todos levantam a mão com um sinal positivo.
“As atividades continuam acontecendo normalmente. A presença do aluno é de suma importância para os estudos e rendimento escolar”, afirma Alexandre Ferreira de Almeida, professor de Educação Física na E. E. Visconde de Congonhas do Campo.
“Faltar às aulas não te leva a lugar nenhum, tudo o que você aprender é importante para sua nota. Não importa se é pouco ou muito, vai complementar no final do bimestre”, diz Wesley de Albuquerque, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental.