terça-feira, 11/06/2013
Sociedade

Atenção, universitário! Bolsa Alfabetização ainda tem vagas disponíveis

Atualmente, existem 2.362 alunos pesquisadores atuando em 45 instituições de ensino conveniadas

Os universitários interessados em atuar como pesquisadores e professores auxiliares nas salas de aula do 2º ano do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino podem se inscrever no programa Bolsa Alfabetização. Atualmente, existem 3.079 vagas disponíveis.

– Clique aqui e confira a quantidade de vagas por Diretoria de Ensino

Para participar, é preciso estar matriculado no curso presencial de letras ou pedagogia em uma das universidades conveniadas. Se sua instituição de ensino for conveniada, faça sua inscrição com o interlocutor administrativo ou com o professor orientador do projeto.

– Conheça aqui as unidades que participam do programa

Os alunos serão selecionados com base na frequência escolar, desempenho acadêmico, condição socioeconômica, sociabilidade, facilidade de acesso à região escolhida para pesquisa e interesse pelos fundamentos do programa. Atualmente, existem 2.362 alunos pesquisadores, estudantes de 45 instituições de ensino conveniadas.

A Secretaria da Educação oferece, para cada universidade conveniada, R$ 700 por aluno pesquisador. A verba é repassada para o estudante de acordo com a frequência do pesquisador nas salas de aula.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Universidades

As universidades interessadas em participar do projeto Bolsa Alfabetização também podem se inscrever na iniciativa. As instituições de ensino superior que possuem cursos de pedagogia e licenciatura em letras, ou ainda pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) na área de didática da alfabetização que desejarem participar devem desenvolver um plano de trabalho detalhado com informações como o projeto de desenvolvimento e cronograma de execução.

O projeto deverá ser encaminhado para a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), na avenida São Luís, 99, 15º andar, no centro da capital. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Para mais informações, visite a página do programa.