• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/12/2018
Grêmio Estudantil

Universitário realiza trabalho voluntário e participa das decisões da escola

Mesmo depois de formado, ex-aluno da E.E. Pereira Barreto atua ao lado da equipe gremista da unidade

O ano letivo está quase no fim e muitos alunos deixam sua marca registrada nas escolas por onde passam. Mas mais do que ficar na memória, ainda há estudantes que se comprometem em colaborar com a sua instituição de ensino mesmo depois de formado.

Esse é o caso do jovem Mauryce Keyne Alves Correa, que se tornou um ex-aluno bastante especial para E.E. Pereira Barreto, na zona Oeste da capital. Aos 20 anos, o jovem ajuda nos projetos desenvolvidos pelo Grêmio Estudantil da unidade.

Desde que começou o Ensino Médio, em 2013, Mauryce se interessou pelas decisões da escola. Quando chegou à 3º série, a sua chapa foi eleita para o Grêmio. Uma de suas primeiras medidas foi redesenhar o logo da escola, que permanece até hoje.

Outras iniciativas da equipe gremista também contribuíram com o desenvolvimento da unidade. Por esse motivo, no ano seguinte, mesmo depois de formado, Mauryce demonstrou interesse em continuar contribuindo com os projetos.

“A chapa eleita pediu minha ajuda e eu aceitei ser voluntário da escola. Fiquei como orientador do Grêmio e, durante três anos, ajudei a colocar em prática suas ideias”, afirma o jovem.

Atualmente, ele cursa Letras na Unifesp e tenta passar os conceitos da universidade para os estudantes. Neste ano, Mauryce junto aos alunos e à direção desenvolveram diversos projetos para se encaixar nos “17 objetivos de desenvolvimento sustentável” da ONU.

“Muitas ações do Grêmio são inspiradas nos trabalhos dos ex-alunos. Mauryce conseguiu tornar o grupo mais ativo dentro da nossa escola. Isso faz com que os estudantes se inspirem e multipliquem o que ele já realizou aqui dentro”, explica o diretor da unidade, Pedro Mucha.

Protagonismo jovem

Medidas como a de Mauryce contribuem para reforçar o desejo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo de envolver o aluno nas principais decisões da escola. Segundo o jovem, essa participação dos estudantes é muito importante para fazer o aluno se sentir parte da escola. “Estou muito feliz e satisfeito com esses três anos de voluntariado”, completa.

Para o secretário de Estado da Educação, João Cury, os Grêmios Estudantis reforçam o lugar do aluno no centro das discussões. “Não podemos tomar decisões de cima para baixo”, diz.

Sendo assim, a equipe responsável pelos Grêmios da Secretaria da Educação vem trabalhando para dar mais credibilidade ao grupo. Nesse semestre, o lançamento do Orçamento Participativo Jovem destinou R$5 mil reais para cada Grêmio do Estado de São Paulo.

“Essa ação foi fantástica para mostrar como os nossos alunos cresceram como cidadãos e como pessoas. Isso mostra que uma educação de qualidade tem que ser feita em parceria com os nossos jovens”, afirma Sônia Brancaglion, membro da equipe.

No total, foram investidos R$25, 5 milhões em mais de 5,1 mil planos de ação em todo território paulista. O projeto do OP Jovem, dessa forma, teve 99,9% de adesão nas Escolas Estaduais.