• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/05/2019
Concursos

#Aluno: estão abertas as inscrições para o ENEM 2019

Inscrições vão até dia 17 de maio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, estão abertas até o dia 17 de maio. Os candidatos devem fazer a inscrição no site oficial da prova.

Faça sua inscrição por aqui

Uma das principais portas de entrada para o curso superior, o ENEM conta pontas para o Prouni, Fies e Sisu, além da autoavaliação. Fazer a inscrição corretamente é fundamental, e o processo é obrigatório inclusive a quem pediu e conseguiu a isenção da taxa. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

Confira o edital do ENEM 2019

Para fazer a inscrição é fundamental entrar no site e informar corretamente o número do RG e CPF. Uma senha de acesso será criada, que permitirá verificar o cartão de confirmação e posteriormente os resultados do candidato. A organização do ENEM também exige um número de celular e um email válido. 

Para os candidatos que precisam de atenção diferenciada, como pessoas com deficiência ou lactantes, a solicitação deve ser feita também até 17 de maio. A solicitação de atendimento pelo nome social, caso o participante transexual prefira não ser chamado pelo nome do registro civil, deve ser feita entre 20 e 24 de agosto.

Sobre a prova

O exame ocorrerá em dois domingos: 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. No segundo domingo, 10 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h. 

Faça sua inscrição no ENEM 2019

“O negócio é seguir as dicas que tenho visto aí pelas redes sociais, estudar e na hora da prova não ficar muito abalado, não ficar forçando a mente, pois isso pode prejudicar”, esclarece Matheus Santos, ex-aluno da E. E. Professor Ayrton Busch, em Bauru, que prestou o ENEM em 2019.

A importância de se preparar é reforçada por Dhâmarys Biara de Oliveira Santos, da EE Professor Armando Gaban, que prestou o ENEM no ano passado como treineira. “Me antecipei e fiz o exame ano passado para saber como funciona e não ficar tão nervosa”, pontua.

As inscrições não podem ser feitas após às 23h59 do dia 17 de maio. Não deixe para última hora e faça já a inscrição para o ENEM 2019