• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 30/01/2006
Últimas Notícias

Universitários do Escola da Família discutem protagonismo para a paz

Quase dois mil jovens reúnem-se em Regente Feijó, Interior do Estado, abordando o tema em oficinas e jogos cooperativos Integração, inclusão, respeito e liderança compartilhada foram algumas das dinâmicas desenvolvidas […]

Quase dois mil jovens reúnem-se em Regente Feijó, Interior do Estado, abordando o tema em oficinas e jogos cooperativos

Integração, inclusão, respeito e liderança compartilhada foram algumas das dinâmicas desenvolvidas durante o I Encontro de Universitários do Programa Escola da Família, que neste domingo, 29, reuniu quase dois mil universitários na cidade de Regente Feijó, no Interior do Estado, para discutir um tema que é preocupação mundial: Protagonistas da Paz. Em clima que se pautou por uma grande animação, os participantes atenderam ao chamado da Secretaria de Estado da Educação para refletir sobre protagonismo na sociedade, no mundo, na vida pessoal do educador e no seu desenvolvimento estudantil e profissional.

Para tanto, envolveram-se com oficinas e jogos cooperativos, onde criatividade, confiança mútua, auto-estima e integração das diferenças foram questões debatidas e vivenciadas durante a intensa programação. Vindos de 103 municípios, os jovens lotaram o Ginásio Municipal de Esportes de Regente Feijó, cidade localizada a 10 quilômetros de Presidente Prudente. Já na abertura, os estudantes foram desafiados a espalhar por aquele ambiente a mesma alegria que tem marcado os fins de semana nas escolas estaduais. Como primeiro de dez encontros previstos, com expectativa de reunir cerca de 50 mil jovens, a proposta dos organizadores é que a experiência vivida em Regente Feijó seja um modelo para os demais.

O trabalho em equipe

O secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Barbosa, destacou a importância do trabalho em equipe, uma das marcas de sucesso do Programa. E lembrou aos participantes: “Vocês fazem parte dessa equipe e ajudam a construir essa realidade que está mudando o perfil da educação em São Paulo”. De acordo com o secretário adjunto, o Escola da Família, que abre mais de cinco mil escolas estaduais aos finais de semana, já chega à marca de duzentos milhões de participações e o resultado de tamanha adesão aponta para um salto de qualidade no ensino. “Vimos todos os índices de violência caírem 40 por cento desde agosto de 2003, quando o Escola da Família começou. O dado de evasão escolar também alcançou a melhor marca dos últimos 20 anos: apenas 0,7 por cento entre alunos de 1ª a 4ª séries”.

Paulo Barbosa salientou também aspectos de dedicação e perseverança que revelam os jovens que atuam no Programa e deu a dica para que possam ir além nos seus projetos como educadores universitários. “O jovem que atua no Escola da Família precisa ter três características essenciais: ser sonhador, nunca desistir dos sonhos e persistir até conseguir; ser competente para conseguir concretizar os sonhos e fazer com que nada fique na teoria; ser apaixonado, para amar o que faz e ser feliz”.

Porta aberta para o Ensino Superior

Outro dado importante apresentado pelo secretário adjunto, Paulo Barbosa, é que no Brasil, apenas 50% dos estudantes concluem o ensino médio. Já em São Paulo, 80% têm essa chance. E desse total, 20% ingressam na faculdade. “É o Escola da Família quem dá essa oportunidade. Juntas, USP, Unesp e Unicamp reúnem 80 mil alunos. Sozinho, o Escola da Família soma 50 mil estudantes”.

Por fim, Paulo Barbosa citou o educador Paulo Freire, reforçando o caráter de reflexão do encontro. “Ninguém sabe tudo e ninguém ignora tudo, e sim aprendemos sempre. Saibam aprender também com todos aqueles que freqüentam o Escola da Família nos fins de semana. O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos. Vocês são o futuro desse Estado e desse País. Continuem sonhando”.

A maior universidade pública do Estado

O presidente da União das Instituições Educacionais do Estado de SP (Uniesp), José Fernando Pinto da Costa, apresentou números que reafirmam a importância da parceria com o setor público. “A Uniesp já disponibiliza 600 bolsas para os educadores universitários do Escola da Família, um programa onde vocês realizam o sonho da continuidade do ensino médio”. Ele disse ainda: “Está comprovado. Essa é a verdadeira universidade pública paulista em parceria com as universidades particulares”.

O clima de festa que se espalhou pela pequena Regente Feijó -com pouco mais de 17 mil habitantes – deu ao prefeito da cidade, Marco Antonio Pereira da Rocha, a chance de retribuir tanta atenção. “Quero agradecer ao governador Geraldo Alckmin pelas constantes demonstrações de apreço do povo da Alta Sorocabana e pela juventude desse País. Ele, com a visão de um estadista, investe na próxima geração”, disse o prefeito, que aproveitou para assinar o convênio que tornará possível a inclusão das escolas municipais de Regente Feijó no Escola da Família.

“Este é o maior programa de ação social do governo do Estado. Não poderíamos perder a chance de beneficiar a comunidade das nossas escolas”, completou Marco Rocha.

Depoimentos

Para os jovens participantes do encontro, conduzido pela coordenadora do Escola da Família, Cristina Cordeiro, a experiência teve repercussão positiva em vários aspectos. A universitária Danielly Aparecida Moreira Ribeiro, 20 anos, estudante do 3º ano de Turismo da Uniesp, disse que “a dinâmica foi muito boa, porque consegue atrair os jovens. Impossível não querer participar. E mais: as atividades que desenvolvemos aqui nos estimulam a continuar o trabalho que já fazemos nas escolas”, disse a universitária Danielly Aparecida Moreira Ribeiro, 20 anos, estudante do 3º ano de Turismo da Uniesp.

Bianca Camila Gimenez Nogueira, 21 anos, de Pirapozinho, aluna do 2º ano do curso de enfermagem da Unoeste, Universidade do Oeste Paulista, também disse que adorou o domingo cheio de novidades e trocas interessantes. “Eu aprendi muita coisa. Quero levar o que aprendi aqui para minha cidade, e fazer essas dinâmicas com as crianças. São atividades que servem não só para integrar as pessoas, como também para mexer o corpo, se aperfeiçoar fisicamente, melhorar a saúde”.

Após a intensa programação de jogos cooperativos e dinâmicas de grupos por toda a manhã, o período da tarde foi reservado para um bate-papo com o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, que cantou com os jovens, respondeu perguntas e assistiu ao desfile de jovens talentos – todos bolsistas universitários que apresentaram as mais diferentes modalidades artísticas, entre elas, dança, música e teatro.

Bolsa Universidade

O Programa Escola da Família disponibiliza cerca de 50 mil bolsas para jovens e adultos cursarem uma universidade particular. As parcerias com as instituições de ensino garantem aos universitários 100% de gratuidade no custeio de seus cursos sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade.

Em contrapartida, o beneficiado desenvolve projetos em todas as 5.306 escolas estaduais e mais 359 escolas municipais, dentro dos quatro eixos de atuação do Programa – cultura, saúde, qualificação para o trabalho e esportes, colaborando para o crescimento das comunidades intra e extra-escolares, bem como para o bem-estar social. São 16 horas de trabalho aos finais de semana, sábados e domingos. Desta forma, o universitário passa por processos de adaptação, aceitação e permanência na sua escola, interagindo com os demais membros da equipe do Programa – educador profissional, gestor, voluntários, comunidade – e adquirindo uma valiosa experiência profissional e pessoal.

Rede Municipal

O Escola da Família também foi estendido às escolas da rede municipal. Em agosto do ano passado, o governador Geraldo Alckmin liberou R$ 48 milhões destinados ao custeio de 15 mil bolsas de estudos em cursos superiores a alunos universitários que atuarão como educadores nas escolas abertas nos fins de semana. Aderiram ao programa 134 municípios e, destes, 50 começaram a abrir as escolas da rede nos finais de semana. As prefeituras interessadas em participar do Escola da Família devem fazer um cadastro no site do programa: www.escoladafamilia.sp.gov.br

4ª Universidade Paulista

O volume de estudantes beneficiados pode ser comparado ao número de alunos de uma universidade pública, o que já tornou o programa conhecido como a 4ª universidade pública paulista. Enquanto a Unicamp tem 16.313 alunos matriculados na graduação e a Unesp aproximadamente 30 mil universitários, o Governo estadual possibilita agora que mais 45 mil jovens freqüentem gratuitamente uma universidade particular. Com a ampliação do programa para a rede municipal, a meta é que o Bolsa Universidade se equipare ao número de alunos matriculados na USP, que atualmente é de cerca de 44 mil jovens.

O Programa Escola da Família, lançado em agosto de 2003, é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, o Instituto Ayrton Senna, o Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário e mais 339 instituições de ensino superior conveniadas. Para desenvolver as atividades, o Programa conta com educadores profissionais, educadores universitários (bolsistas), diretores e vice-diretores de escola, coordenadores de área e voluntários. Informações sobre a escola mais próxima da sua residência ou sobre o Programa também podem ser obtidas com a Central de Atendimento da Secretaria de Estado da Educação pelo telefone 0800 – 77 000 12.