• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/03/2016
Pais e Alunos

Uso consciente da água é tema de plataforma online para professores e alunos

Instituto Akatu, por meio do Edukatu, lança novo percurso “SOS Água”

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Água, professores e alunos das escolas do Ensino Fundamental ganharam uma nova plataforma gratuita de aprendizagem sobre consumo consciente da água e sustentabilidade. Em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o Instituto Akatu, por meio do Edukatu, lança o novo percurso “SOS Água”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo do novo recurso pedagógico é promover a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da água e como evitar seu desperdício nas escolas e em casa. Os interessados devem se inscrever no site do Edukatu, cadastrando uma ideia de projeto. Após isso, os professores terão acesso ao SOS Água. Em seguida, os educadores devem inscrever a equipe que fará parte do projeto cadastrado. A plataforma ficará disponível durante todo o ano.

Aos participantes, a plataforma mostrará todo o processo de captação dos mananciais, tratamento, até a distribuição da água na sociedade, além de convidar alunos e professores para buscar soluções para os locais onde ocorrem o maior desperdício de água em São Paulo. Também serão tratados assuntos como segurança hídrica e dicas de práticas para o consumo consciente da água. Nas atividades da plataforma, cada equipe poderá unir pontos e ganhar medalhas. O Edukatu também realizará visitas em escolas da capital paulista para dialogar sobre o tema e incentivar a participação de professores e seus estudantes no “SOS Água”.

As funcionalidades da nova plataforma foram apresentadas para mais de 200 coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino por meio de uma videoconferência promovida pela Rede do Saber, da Educação do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (24). 

Sobre o Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade voltada para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual, há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes, conteúdos exclusivos como vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos, além de uma comunidade virtual para alunos e professores se comunicarem com outras escolas.