• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 25/10/2020
Sociedade

USP lança repositório de materiais educativos sobre HIV e Aids

Plataforma digital disponibiliza vídeos, planos de aula, pesquisas e artigos científicos em português, espanhol e inglês

O Programa USP Diversidade lançou uma plataforma digital que reúne uma vasta coleção de materiais educativos, pesquisas e documentos sobre educação, saúde, diversidade, HIV, Aids, sexualidade, direitos humanos e inclusão.

O novo Repositório de Educação em Saúde, HIV/Aids e Diversidade disponibiliza para livre consulta e download desde vídeos e planos de aula para professores de Ensino Fundamental e Médio que queiram trabalhar com os estudantes temas relacionados aos direitos reprodutivos e à prevenção ao HIV e às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), até artigos científicos e estatísticas recentes.

Parceria

O repositório nasceu de uma parceria da Universidade de São Paulo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e tem como objetivo o combate à desinformação, que ainda hoje é um dos principais obstáculos para a prevenção, tratamento e cuidado do HIV/Aids.

Segundo um relatório do Unaids divulgado em julho, 21% das novas infecções por HIV na América Latina em 2019 aconteceram em pessoas entre 15 e 24 anos. “Falar sobre HIV na juventude é necessário para que essa porcentagem diminua nos próximos anos e que possamos acabar com a epidemia da Aids como ameaça à saúde pública até 2030”, afirma Claudia Velasquez, diretora e representante do Unaids no Brasil, ao Jornal da USP.

O projeto é liderado pela professora Ana Paula Morais Fernandes, coordenadora do Programa USP Diversidade, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

“A diversidade promove o desenvolvimento de talentos, perspectivas e experiências que constroem uma sociedade mais inovadora, próspera e inclusiva. Nesse contexto, a universidade tem o potencial de gerar e de disseminar conhecimentos, ideias e informações corretas e seguras que corroboram o desenvolvimento social. Assim, este Repositório tem o papel de reunir, oferecer, disseminar e possibilitar o acesso de informações confiáveis para serem utilizadas em pesquisas, educação e formação cidadã”, afirma a docente ao Jornal da USP.

A iniciativa do Repositório de Educação em Saúde, HIV/Aids e Diversidade está alinhada com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030: 3. Boa saúde e bem-estar; 4. Educação de qualidade; e 5. Igualdade de gênero. Além do conteúdo em português, o Repositório disponibiliza materiais em inglês e espanhol.

Para consultar o conteúdo, o interessado deve acessar o site extensao.usp.br/repositorio-uspdiversidade. É possível sugerir materiais ou deixar feedbacks pelo e-mail diversidade@usp.br.