segunda-feira, 09/04/2018

USP oferece curso de férias na área da Mecatrônica

Os interessados têm até o dia 7 de maio para se inscrever

Os alunos interessados em fazer um curso de férias na área da automação industrial não podem perder a oportunidade de realizar, até o dia 7 de maio, a inscrição na XII Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica (EAEM). O processo seletivo é dividido em três fases, e só podem participar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, ou quem já se formou, mas nunca ingressou no ensino superior. Clique aqui e se inscreva.

Os que passarem no processo seletivo ficarão imersos nas dependências da Universidade de São Paulo entre os dias 15 e 22 de julho. Além das aulas ministradas por professores da maior universidade do Brasil, terão à disposição alojamento (por 7 dias) e refeição nos dias úteis. A organização reitera que um valor de 120 reais é cobrado para que sejam cobertos os custos com o jantar do domingo (15/7) e almoço e jantar dos dias 21 e 22 de julho (sábado e domingo).

Arthur Alves Tasca, que participou da EAEM, afirma ter sido uma “experiência muito boa por causa das pessoas com que você convive lá dentro. Não só os professores e o monitores, mas também os membros participantes”.

Vinícius Ken Sassaki, que participou da decima edição da EAEM, concorda. Segundo ele, fazer parte do grupo selecionado para a Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica lhe concedeu a “oportunidade de conhecer a Poli e ter aula com alguns dos melhores professores do mundo. Além de possibilitar fazer amizades com alunos do país todo”, acrescenta.

Bruna Maia Barbosa, que veio do Piauí para participar da EAEM, relata que sempre “quis vir para a USP para fazer engenharia. E eu vim, passei uma semana dormindo na USP, fazendo todas as refeições na USP, com professores da USP, e o melhor, fazendo um projeto de mecatrônica. Isso me deu uma visão maior de Engenharia, pude saber melhor o que é a Engenharia mecatrônica”, conclui.

“E durante o período de almoço e janta a gente vai bandejar, no famoso bandejão da USP”, fala o jovem Thiago Yatoki Takabatake. Mas, segundo o garoto, “o importante é que foi a EAEM quem me ajudou a escolher um curso de graduação, que é Engenharia Mecatrônica”, finaliza Thiago.

A iniciativa é do Programa de Educação Tutorial (PET) Mecatrônica, e são ofertadas 25 vagas. A primeira fase do processo seletivo consiste no preenchimento do formulário de inscrição, e as respostas são eliminatórias e classificatórias para a próxima fase do processo seletivo. O resultado da primeira etapa será divulgado em 14 de maio, no site da PET.

“Como membro da equipe organizadora, tenho a oportunidade de ajudar os alunos a conhecerem a Engenharia Mecatrônica, compartilhando minhas experiências que tive durante a graduação. É uma experiência muito gratificante, pois é possível notar a satisfação de todos (tanto dos alunos quanto dos monitores e professores) em participar do EAEM”, esclarece Bruna Sayuri de Souza Suzuki.

Posteriormente, os aprovados terão até o dia 21 do mesmo mês para enviar uma carta de motivação. O resultado deve ser divulgado em 4 de junho. Quem seguir para a terceira fase passará por uma entrevista através de videoconferência, que poderá ser marcada em horário a ser combinado pela organização do evento e o participante, entre os dias 6 e 22 de junho.

Conjuntamente, o aplicante deverá enviar seu histórico escolar e uma carta de recomendação de um professor. A data limite para o envio desses documentos é o último dia de entrevistas (22 de junho). Porém, é recomendado que os concorrentes enviem tais documentos durante as fases anteriores do processo seletivo.