• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/03/2019
Concursos

USP oferece curso de mecatrônica e automação industrial

Inscrições podem ser feitas até 21 de abril, processo seletivo acontece em maio

Julho é mês de férias, mas também de várias oportunidades de aprendizagem. Uma delas vem da USP e o tradicional curso “Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica”, que acontece entre entre os dias 30 de junho a 07 de julho e é direcionado a alunos da 3ª série do Ensino Médio ou Técnico ou alunos já formados no Ensino Médio, mas que não ingressaram no ensino superior. 

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até dia 21 de abril, às 23h59. Clique aqui e conheça o edital  

O objetivo do curso é oferecer, durante o período de férias, uma introdução da universidade e suas possibilidades de atuação aos alunos. “Nosso objetivo é promover um primeiro contato universitário e incentivar o ingresso em engenharia mecatrônica”, cita Gabriel de Moura Machado, coordenador do EAEM 2019 e ex-participante da turma de 2016.

Serão abordadas quatro áreas fundamentais da Engenharia Mecatrônica: Mecânica, Elétrica, Computação e Controle. As aulas são ministradas por professores doutores da USP, e os participantes devem entregar um projeto final que integra as áreas do conhecimento. “Esperamos que os estudantes tenham uma visão mais abrangente sobre o que é engenharia mecatrônica e se sintam encorajados a seguirem carreira nessa área”, pontua Bruna Sayuri de Souza Suzuki, coordenadora do EAEM 2019.

O curso também se coloca no papel de trazer inovações e atualizações da área para os alunos. “Há uma demanda crescente de colaboradores que tenham não apenas conhecimentos técnicos, mas também competências interpessoais para lidar com projetos complexos. Nesse sentido, a EAEM pode ser considerada parte integrante da formação técnica e humana do aluno participante”, cita Gabriel.

Participante da 10º edição da EAEM, Vinícius Ken Sassaki reitera que o curso promove um contato de fundamental importância para a vida acadêmica: “O curso me deu a oportunidade de conhecer a Poli e ter aula com alguns dos melhores professores do mundo. Além de possibilitar fazer amizades com alunos do país todo”.

Bruna Maia Barbosa, que veio do Piauí para participar da EAEM de 2016, relata que o curso foi a realização de um sonho: ,“quis vir para a USP para fazer engenharia. E eu vim, passei uma semana dormindo na USP, fazendo todas as refeições na USP, com professores da USP, e o melhor, fazendo um projeto de mecatrônica. Isso me deu uma visão maior de Engenharia, pude saber melhor o que é a Engenharia mecatrônica”.

A EAEM inclui gratuitamente estadia nas dependências da USP, material didático e alimentação parcial (almoço e jantar no restaurante da Universidade de segunda a sexta e almoço no sábado). Para a alimentação extra, que inclui cafés da manhã de segunda a sábado e jantares do primeiro domingo e sábado, a organização pede a quantia de R$ 100 de cada aluno.

Clique aqui e acesse a página do projeto