A Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da Universidade de São Paulo (USP) está selecionando projetos que promovam a sustentabilidade nos campi da instituição de ensino e contribuam para a redução e a compensação da emissão de gases de efeito estufa e gases poluentes.
“A ideia é incentivar as próprias unidades e prefeituras dos campi a avançar nos temas da Política Ambiental da USP, apoiando financeiramente projetos que tornem a gestão dos recursos naturais cada vez mais participativa e contribuam para tornar a USP um modelo de universidade sustentável”, explicou ao Jornal da USP o superintendente de Gestão Ambiental, Tércio Ambrizzi.
O valor total de recursos investidos pela SGA é de R$ 500 mil e o valor máximo destinado a cada projeto é de R$ 100 mil, sendo que o propositor deverá aportar valor igual ou superior. As iniciativas também podem contar com parcerias e contrapartidas externas.
Consumo racional
O objetivo é incentivar ações que utilizem energia renovável, identifiquem fontes de emissão de gases poluentes, adotem padrões de tecnologias limpas e consumo racional. Os projetos devem ter dois anos de duração, contados a partir do dia 2 de janeiro de 2021, e ser coordenados por dirigentes das unidades ou das prefeituras dos campi.
“Como o objetivo é que os benefícios sejam estendidos a toda a Universidade, as propostas com potencial de serem replicadas em outras unidades e campi terão preferência na seleção”, acrescentou o superintendente.
As propostas podem ser encaminhadas para a Superintendência de Gestão Ambiental até o dia 6 de novembro, pelo e-mail sga@usp.br. O edital completo está disponível na página da Superintendência.
Universidade sustentável
A Superintendência de Gestão Ambiental foi criada em 2012 para planejar, implantar, manter e promover a sustentabilidade ambiental nos campi da universidade e em suas áreas de pesquisa.
Considerada uma das universidades mais sustentáveis do mundo e líder entre as instituições brasileiras, a USP instituiu, em 2018, a sua Política Ambiental – um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos jurídicos, desenvolvido para promover uma gestão ambiental integrada, com a adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo, protegendo o meio ambiente e enfatizando a educação ambiental.
Os temas que compõem a Política Ambiental da USP são: administração; água e efluentes; áreas verdes e reservas ecológicas; edificações sustentáveis; educação ambiental; emissões de gases de efeito estufa e gases poluentes; energia; gestão de fauna; mobilidade; resíduos; e uso e ocupação territorial.