quinta-feira, 22/01/2015
Sociedade

Vale do Paraíba é contemplado com 20 ônibus escolares para atender 500 alunos

Novos veículos serão utilizados em 16 municípios; investimento é de mais de R$ 3,1 milhões

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da educação, Herman Voorwald, entregaram, nesta quinta-feira (22), 20 veículos para o transporte escolar na região do Vale do Paraíba, beneficiando 16 municípios. O investimento total é de R$ 3,1 milhões. O anúncio foi feito em visita ao município de Roseira.

São três modelos diferentes de veículos com capacidade total de 500 alunos para atender às necessidades de cada cidade no transporte escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todos os ônibus são adaptados especialmente para oferecer conforto e segurança aos estudantes, incluindo alunos com deficiência.

– Saiba aqui quais cidades foram beneficiadas

“A Secretaria mantém o compromisso de oferecer aos alunos da rede o acesso ao transporte escolar. No último ano, entregamos mais de mil veículos, com investimento total de cerca de R$ 160,6 milhões. Ao todo, 492 municípios do Estado de São Paulo já foram beneficiados”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Mais investimentos

A oferta dos ônibus escolares está integrada aos programas da Secretaria para fortalecer o ensino. Um deles é o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral que neste ano letivo conta com quatro novas unidades de ensino. A modalidade oferece carga horária de nove horas em média, com a oferta de disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios e professores com dedicação exclusiva e gratificação salarial de 75% sobre o salário-base. Com a ampliação, a região totaliza 33 instituições com a jornada estendida.

A Pasta também tem auxiliado os municípios no atendimento de crianças na educação infantil a partir do programa Creche Escola. Cabe ao Estado repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Por outro lado, as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Já estão em funcionamento no Vale do Paraíba três unidades: Cachoeira Paulista, Queluz e São Bento do Sapucaí. Mais oito obras estão em andamento. Os prédios possuem salas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço.