segunda-feira, 03/10/2016
Boas Práticas

Valorização da vida é tema de atividade do Programa Escola da Família

Ação social contou com a presença de atletas do Futebol de Amputados

Uma atividade no Programa Escola da Família da E.E. Professora Brasilísia Machado Lobo, na capital, pautou-se em apresentar aos alunos e à comunidade uma oportunidade de reflexão sobre a importância da vida. Em parceria com o Projeto Valores, a escola tratou de conscientizar os participantes sobre o tema por meio de bons hábitos de saúde física e mental, comportamentos, atitudes e tomadas de decisões.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A ação teve início com a palestra com o coordenador do Smel Mogi Corinthians e técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Amputados, Professor Renê, que explicou sobre a modalidade de futebol para amputados e a participação dos atletas, abrindo espaço para interação com os estudantes.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Neide Aparecida Caraça, os atletas se apresentaram e relataram suas histórias de vida, com ênfase nos fatos que causaram a amputação, as dificuldades que enfrentaram e como o esporte e principalmente o Projeto Valores foram essenciais no enfretamento da amputação e na continuidade da vida. “O nosso foco era apresentar histórias de vidas que suscitassem discussões sobre comportamentos e atitudes do cotidiano da escola, da família e sociedade”, disse.

Houve ainda uma partida de futebol que integrou os atletas aos alunos. “Durante o jogo não havia distinção entre os jogadores amputados e os alunos da escola. Os jogadores são pessoas alegres, bem-humoradas, de bem com a vida, totalmente superados. A experiência foi muito válida, muito legal”, disse o estudante Guilherme Henrique de Sousa Machado.

“Essa atividade pedagógica mobilizou os participantes a um processo de reflexão, em pensar sobre si mesmo, e descentração, em colocar-se na perspectiva do outro, além de contribuir para ativar a dimensão cognitiva e afetiva do aluno”, completou a coordenadora pedagógica.

De acordo com os organizadores, a ação contou com a presença de cerca de 180 participantes, entre os atletas, servidores, alunos e pais de alunos.