A Secretaria de Educação espera a participação de 200 mil pessoas
De 11 a 15 de agosto estarão abertas as inscrições para os Exames Supletivos em todo o Estado de São Paulo. Espera-se a inscrição de 200 mil estudantes.
Os Exames Supletivos promovidos pela Secretaria Estadual de Educação permitem que estudantes que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou Médio no tempo regular possam fazê-lo. Não há necessidade de que o aluno esteja matriculado em alguma escola para participar, podendo, portanto, se preparar no seu próprio ritmo.
Até 2000 esse sistema era chamado de Eliminação de Matérias, de forma que o aluno era aprovado ou não em cada disciplina. A partir de 2001 houve uma mudança que dividiu as matérias de acordo com áreas de conhecimento, sendo necessário ao aluno obter a aprovação em cada uma para obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. Alunos que não foram aprovados em todas as áreas podem, posteriormente, prestar o Exame nas que não alcançou a média.
Veja abaixo como funciona a divisão por áreas do conhecimento:
· No Ensino Fundamental:
Área | Disciplinas |
Linguagens e Códigos | Língua Portuguesa, Inglês e Educação Artística |
Ciências da Natureza e Matemática | Ciências Físicas e Biológicas e Matemática |
Ciências Humanas | História e Geografia |
· No Ensino Médio
Área | Disciplinas |
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias | Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Inglês e Educação Artística |
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias | Física, Química, Biologia e Matemática |
Ciências Humanas e suas Tecnologias | História e Geografia |
Como participar:
A inscrição será feita por área do conhecimento pelo candidato ou seu procurador, mediante apresentação da cédula de identidade original e cópia, e comprovante de endereço original e cópia. Na inscrição por procuração também devem ser apresentados o documento de mandato com firma reconhecida em cartório e cédula de identidade do procurador.
É importante destacar que não serão aceitas inscrições condicionais, por via postal, por e-mail, ou feitas fora do prazo.
Os inscritos para o Ensino Fundamental devem ter idade mínima de 15 anos completos ou a concluir até o último dia de inscrição. Os inscritos para o Ensino Médio devem ter idade mínima de 18 anos completos ou a concluir até o último dia de inscrição.
Para maiores informações é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da Secretaria através de ligação gratuita para o número: 0800 77 000 12 ou e-mail:infoeducacao@educacao.sp.gov.br . Clique aqui para ver a relação de Diretorias Regionais de Ensino onde estão sendo realizadas as inscrições.
Aline Viana