• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/12/2016
Escola da Família

Veja três motivos para se tornar voluntário do Programa Escola da Família

Parceiros atuam em mais de 2 mil escolas do programa; inscrições estão abertas para o próximo ano

O 5 de dezembro marca o Dia Internacional do Voluntário. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data busca destacar o importante papel desempenhado por pessoas que dedicam parte do tempo e talento para fazer a diferença na vida de outras pessoas e da comunidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na rede estadual de ensino, os “parceiros da educação” auxiliam o planejamento e as atividades do Programa Escola da Família com ações de esporte, cultura, lazer e saúde aos fins de semana. As inscrições para o ano que vem já estão abertas. Basta ir até uma das mais de 2 mil unidades participantes do programa, apresentar o projeto que deseja realizar e preencher uma ficha com nome, RG e CPF. Os trabalhos são supervisionados pelos vice-diretores e professores coordenadores das diretorias.

Se, por acaso, ainda restam dúvidas para se tornar um voluntário, veja três outros motivos:

Maior expectativa de vida: estudos realizados pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostram que quem dedica, ao menos, quatro horas por mês tem 10 vezes mais chances de ter uma boa saúde e viver até 4 anos a mais. Tudo decorrência da melhora na saúde mental e física.

Desenvolve habilidades: por ensinar e auxiliar outras pessoas com habilidades que já possui, a própria competência também evolui. É simples: se o meu talento é tocar violão, ao orientar outra pessoa treino mais, fico mais atento aos detalhes e, no final, ganho mais prática.

Melhora do currículo: muitas empresas levam em conta habilidades adquiridas na execução de um trabalho social. Isso porque a tarefa envolve, ao mesmo tempo, compromisso e responsabilidade. Além disso, a experiência também rende contatos com pessoas e situações diferentes do próprio cotidiano.

– Saiba mais sobre o programa