terça-feira, 13/05/2014
Sociedade

Vence promove seminário para discutir acesso e qualidade da educação profissional

Representantes de instituições parceiras do Vence participam do evento que termina amanhã (14)

A Educação promove nesta terça (13) e quarta-feira (14) o seminário do programa Vence, que terá como tema central a democratização do acesso e a garantia da qualidade da educação profissional. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O evento acontece em Serra Negra, interior do Estado, e contará com a participação de representantes da USP, UNICAMP, UNESP e de instituições educacionais parceiras do programa que concede formação em cursos profissionalizantes para alunos da rede estadual.

A programação é diversificada e consiste em palestras e oficinas temáticas. Os participantes discutirão os desafios da gestão e organização do trabalho pedagógico, a juventude e os rumos da educação profissional no Brasil.

O acolhimento dos alunos, educação continuada dos docentes e o processo de ensino e aprendizagem serão abordadas nas oficinas com 14 instituições de ensino profissionalizante. Veja aqui a programação completa.

Vence

Na modalidade concomitante do Vence, ao mesmo tempo em que frequenta as unidades de ensino da rede estadual, o participante faz – no horário oposto – o curso técnico voltado ao mercado de trabalho em uma das instituições educacionais credenciadas.

Levantamento feito entre os matriculados mostra que os cursos técnicos de enfermagem e administração são os que concentram o maior número de participantes. Implantado em 2011, o programa já registrou 60 mil matrículas e com a ampliação em andamento serão 100 mil alunos atendidos até o final do ano.

Os cursos técnicos oferecidos, até o momento, estão distribuídos em 10 eixos tecnológicos, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, abrangendo diferentes setores da economia, como enfermagem, sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.

Além disso, existe também a modalidade integrada, na qual o aluno faz o Ensino Médio e o Técnico em um único curso. Esse modelo é oferecido em parceria com o Centro Paula Souza e com o Instituto Federal.