• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/04/2018
Ensino Fundamental

Vencedora do concurso de vídeos Dorina Nowill será premiada na próxima quinta (5)

A aluna Suelen Teixeira participará de cerimônia que acontecerá na sede da Fundação Dorina Nowill

Depois de muita movimentação na internet entre os estudantes da rede estadual, a respeito do concurso de vídeos “Dorina Nowill: o mundo além das barreiras”, é a hora de premiar a grande vencedora. Após passar pelas fases e ser a mais votada pelo público, a aluna Suelen Cristina da Silva Teixeira, da E.E. Euzébio Antônio Rodrigues, que fica na cidade de Sumaré, sagrou-se a campeã. A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 5, às 9h30, na sede da Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo.

“Como dizia Dorina Nowill: ‘Não existe educação especial para a pessoa com deficiência. Toda educação é especial e única.’ Por isso, para nós, ver de perto o engajamento de centenas de crianças e jovens estudantes sobre a vida de nossa fundadora e sua luta pela educação inclusiva é inspirador e gratificante”, afirma Ika Fleury, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O superintendente da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Alexandre Munck, esclarece que Dorina deixou um legado de oportunidades para as pessoas cegas e com baixa visão. Segundo ele, “iniciativas como essa, realizada em apoio com a Secretaria da Educação, nos mostram o quanto é importante fomentar a discussão sobre a deficiência visual e assim contribuir na formação de cidadãos que sejam realmente protagonistas de uma sociedade mais inclusiva”, diz.

Clique aqui para assistir o vídeo de Suelen, que recebeu 6553 votos, o que representa 49% do total. O segundo lugar ficou com o grupo formado pelos estudantes da E.E. Cerqueira Cesar, Bruno Miranda da Silva, Caio Henrique Ramos de Souza e Wesley Luis Oliveira Pereira, que produziram esse vídeo. Eles receberam 5046 votos, ou 38%. E, ainda no pódio, o terceiro colocado foi esse vídeo, produzido pelas garotas Ingrid Eduarda Gonçalves Pelarin, Tayna Leite Campos e Julia Eduarda Luccas Ribeiro, com 13% de votos, o que somatiza 1775. Elas são alunas da E.E. Professor Antonio Dutra.

Conjunto Braille Bricks

Na ocasião, o secretário da Educação José Renato Nalini e Nair Passos Fleury, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Dorina Nowill, devem assinar Protocolo de Intenções com o objetivo de ampliar o repertório de materiais acessíveis para a educação de crianças com deficiência visual na rede estadual, com a oferta do “Braille Bricks” e a qualificação de professores nas 91 Diretorias de Ensino.

O documento prevê que a Educação concederá apoio para as ações ofertadas pela Fundação e garantirá a distribuição dos “Conjuntos Braille Bricks” nas escolas do Estado que fazem parte das 91 DE’s. Além disso, dois profissionais de cada diretoria deverão passar por formação para que todo o potencial do material seja utilizado. O conjunto didático será doado pela Fundação Dorina Nowill, que também cederá educadores que ministrarão a formação dos representantes da Educação.