• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/04/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Fundamental

Vencedores da 5ª Feira de Ciências da rede são premiados

Mais de 147 trabalhos foram analisados na etapa estadual pela banca de especialistas da Educação.

Na última quarta-feira (18), alunos vencedores da 5ª Feira de Ciências das Escolas da São Paulo (FeCEESP), foram premiados na sede da Educação. Nesta edição, foram seis vencedores, sendo três na categoria Master e três na categoria Júnior. Mais de 147 trabalhos foram analisados na etapa estadual pela banca de especialistas da Educação.

Nesta edição, a grande novidade foi que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental puderam participar. Os jovens cientistas tiveram a oportunidade de criar projetos e se inscrever na categoria Junior com outros alunos do 7º, 8º e 9º ano.

O jovem cientista, Bruno Henrique Muniz, de 12 anos, ao lado de seu amigo, Wilisses Elizeu da Silva Souza, da escola João Arruda Brasil, ganharam na categoria “Revelação”. Eles criaram o projeto sustentável “Arduíno e a educação de trânsito para bicicletas”.

“Fomos premiados com troféu, medalha e também uma calculadora. O projeto foi iniciado na nossa eletiva “O Pequeno Cientista”. Escolhemos na revista uma maquete sobre acidentes de trânsito. Aí a gente ficou curioso e decidimos fazer”, disse.

Outras duas escolas seguiram a temática também: “Adubação de horta a partir de resíduos orgânicos de Tilápias”, da unidade de ensino José Augusto Ribeiro, em Assis e “Tinta atóxica: Pintura sem riscos”, na escola Gabriel Monteiro da Silva, de Marília.

Maria Vitória, da escola José Augusto Ribeiro, de Assis, disse que a competição foi difícil, devido aos projetos bons que concorreram. “A gente não esperava, tinha muito projeto bons. Foi difícil chegar aqui. Foi muito gratificante”, disse.

Na categoria Master, destinada para alunos do 1º e 2º ano, ganharam a aluna Brenda Garcia de Lima, da escola Cel Francisco Schmidt, e Rodrigo de Almeida Paixão, ambos do Ensino Médio, com o projeto “Energia Solar Fotovoltaica em Escola Estadual”.  A jovem ficou emocionada com a premiação. “É muito emocionante, não explicação. A gente não esperava que iria chegar tão longe”, disse. O seu amigo Rodrigo destaca que “eu que nunca tive uma oportunidade dessa”.

O projeto “Fabricação de Bandejas Biodegradáveis à base de cascas de Coco Verde”, da unidade Professora Tereza Valverde Cardoso Tirapele”, também foi destaque nesta categoria.

Já o terceiro finalista, os estudantes da E.E Newton Câmara Leal Barros, de Taubaté, criaram o projeto “Jogo do Explorador Espacial”, um aplicativo pensado para auxiliar estudantes do Ensino Médio no estudo e aprendizagem de astronomia.

4ª edição da FeCEESP

Na última edição, realizada em 2017, o projeto destaque foi de Mogi das Cruzes, da escola Adelaide Maria de Barros. Os estudantes Bruno Gaspar e Wesley Oliveira criaram um aplicativo de celular para organizar a seleção e coleta de material reciclável, como vidro, metal, papel e elementos orgânicos.