quarta-feira, 07/04/2004
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Vencedores do “Leitura na Escola” viajam a Portugal

Professores premiados pela SEE vão conhecer cidades históricas, como Lisboa, Nazaré, Batalha e Fátima, além de preparar diário sobre a experiência As duas equipes de professores vencedoras do prêmio “Leitura na Escola”, contempladas com uma viagem a Portugal, embarcaram nesta terça-feira (6), às 22 horas, no Aeroporto de Cumbica. Eles são das Diretorias de Ensino […]

Professores premiados pela SEE vão conhecer cidades históricas, como Lisboa, Nazaré, Batalha e Fátima, além de preparar diário sobre a experiência

As duas equipes de professores vencedoras do prêmio “Leitura na Escola”, contempladas com uma viagem a Portugal, embarcaram nesta terça-feira (6), às 22 horas, no Aeroporto de Cumbica. Eles são das Diretorias de Ensino de Jaú, interior do Estado de São Paulo, e da Sul 1, na Capital. Vão passar 6 dias em Portugal e conhecer, além de Lisboa, alguns vilarejos e cidades próximas.

Cristina Zuzek e Dimas Tadeus Barros, respectivamente, professores de português/inglês e ciências da Escola Estadual Martins Pena, da Capital, estavam bastante empolgados com a viagem. “Trata-se de um intercâmbio cultural muito importante”, comentou Cristina. “Vamos conhecer o berço da história do Brasil, onde tudo começou. E isso será maravilhoso”, completou. Para Dimas, o mais interessante da viagem é que eles terão a oportunidade de conhecer uma nova cultura. “Esta viagem vai nos trazer muito conhecimento”, afirmou.

O Projeto “Leitura na Escola premiou mais de 500 educadores da rede estadual de ensino com viagens culturais. No final de março, a maior parte deles esteve em Porto Seguro (BA) e em Ouro Preto (MG). Todos os educadores da rede de ensino estadual puderam concorrer ao prêmio “Leitura na Escola”, que foi entregue no dia 4 de dezembro do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

Foram inscritos 674 projetos e destes, 89 foram selecionados. Obedecendo as regras da premiação, cada projeto foi elaborado por uma equipe de seis educadores (professores, coordenadores pedagógicos e diretores das Diretorias de Ensino da Capital e Grande São Paulo e do Interior).

O prêmio é uma realização da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed). O objetivo é incentivar os professores a criar projetos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.

Diário de Bordo

Para registrar impressões remanescentes desses momentos especiais, a Secretaria entregou a cada viajante um “Diário de Bordo” para que deixe gravado em suas páginas as memórias dos acontecimentos, pensamentos e sentimentos. Os diários farão parte de uma exposição sobre o projeto “Leitura na Escola” prevista para ser realizada ainda este ano.

Rosana Daumas