• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/03/2004
Últimas Notícias

Vencedores do prêmio “Leitura na Escola” embarcam para BA e MG

Professores exaltam iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, que participa do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio Educadores do Estado, vencedores do prêmio “Leitura na Escola”, realizado […]

Professores exaltam iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, que participa do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio

Educadores do Estado, vencedores do prêmio “Leitura na Escola”, realizado no ano passado, embarcaram neste final de semana para Porto Seguro (BA) e Ouro Preto (MG). Animados, os 318 professores que seguiram para Porto Seguro ocuparam a ala de embarque da TAM, no Aeroporto de Congonhas, em ritmo de festa.

Entre os passageiros estava o pequeno Gabriel, de um ano de idade, que acompanhou a mãe, a professora de português Cleusa Marconi de Pereira, da EE Germano Magrini, do município de São Roque. A professora explicou que ainda está amamentando o menino e que por isso teve autorização para levá-lo na viagem.

De modo geral, os professores exaltaram a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação em premiar com uma viagem aqueles que se destacaram no projeto “Leitura na Escola”. “Além de ampliar nossa bagagem cultural, esta viagem é um indicativo de que a Secretaria valoriza os professores. Vai servir de estímulo aos demais colegas da rede para que participem de projetos pedagógicos e busquem melhores resultados”, observou Edvaldo Martino, coordenador pedagógico e professor de Matemática da EE Dilecta Ceneviva Martinelli, de Americana, interior de São Paulo, que participou da equipe que realizou o projeto “Universo Brasil”, que abordou a diversidade cultural de várias regiões brasileiras.

O prêmio “Leitura na Escola” foi uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed). O objetivo foi incentivar os professores a criar projetos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, por meio de otimização do acervo das escolas, como os livros do “Leia Mais”, e a utilização de materiais didáticos e equipamentos disponíveis nas escolas.

Foram inscritos 674 projetos. Destes, 89 foram selecionados. Cada projeto foi elaborado por uma equipe de 6 educadores (professores, coordenadores pedagógicos e diretores das Diretorias de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior. Todos os educadores da rede estadual de ensino puderam participar e concorrer ao prêmio, que foi entregue no dia 4 de dezembro do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

Rosana Daumas