segunda-feira, 23/08/2021
Notícia

Vestibular 2022: ITA e Unicamp têm inscrições abertas; Unesp inicia lista em setembro

USP promove evento online para pré-vestibulandos

O ensino superior é uma das portas de entrada para o mercado profissional. Milhares de estudantes interessados em novos aprendizados e nos primeiros passos da vida universitária devem ficar atentos, porque três dos principais vestibulares do país têm boas notícias para o próximo ano letivo. Dois deles, inclusive, já iniciaram o período de inscrições: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Quem deseja ingressar na Universidade Estadual Paulista (UNESP), tem mais duas semanas para se programar.

Seis possibilidades em Engenharia

O vestibular do ITA oferece 150 vagas em seis cursos de engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. Os cursos têm duração de 5 anos. Do total, são 120 vagas para candidatos que queiram atuar como civis e 30 voltadas à carreira militar. As inscrições permanecem abertas até 15 de setembro, com taxa de R$ 170. São 120 vagas voltadas para candidatos que queiram atuar como civis e 30 voltadas à carreira militar.

O exame será dividido em duas etapas eliminatórias. A primeira ocorre em 2 de novembro e conta com 70 questões, entre Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Inglês. Os aprovados, terão 30 questões dissertativas e redação, entre 24 e 25 de novembro. Além de São José dos Campos (SP), as provas são aplicadas em outras 23 cidades brasileiras. A divulgação do resultado está previsto para 23 de dezembro. Confira edital, inscrições e mais informações aqui.

Mais de 2,5 mil vagas em 69 cursos

Na Unicamp, as inscrições poderão ser realizadas até 8 de setembro, exclusivamente pela internet. São ofertadas 2.540 vagas em 69 cursos. A taxa de R$ 180 reais e poderá pode ser paga até 10 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. A primeira fase do vestibular será realizada em 7 de novembro, e a segunda em 9 e 10 de janeiro de 2022. A avaliação ocorre em 31 cidades paulistas e em cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

A Comvest decidiu manter o mesmo número de questões da primeira fase, que havia sido reduzido na edição anterior de 90 para 72, e também o tempo máximo de realização em quatro horas.

Antes da primeira etapa, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre 13 e 15 de janeiro do ano que vem.

Para saber mais, clique aqui.

Cadastro em setembro

Na Unesp, o prazo de inscrições estará aberto entre 8 de setembro e 7 de outubro, pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br). Os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa deverão ser feitos entre 31 de agosto e 7 de setembro, na mesma página.

De acordo com o cronograma divulgado, as provas da 1ª fase estão agendadas para 14 (cursos da área de biológicas) e 15 de novembro (exatas, humanas e treineiros). A 2ª fase ocorre em 19 de dezembro. O resultado será publicado em 27 de janeiro de 2022.

USP: Feira online para os pré-vestibulandos

Entre os dias 2 e 3 de setembro, a Universidade de São Paulo promove mais uma edição do USP e as Profissões. Criado em 1990, o programa traz subsídios aos estudantes no processo de escolha profissional. Ou seja, orientações e informações necessárias para que haja um processo de escolha mais consciente da área de formação, além de reduzir o índice de evasão.

O público tem contato com professores, pesquisadores e estudantes universitários. Este contato possibilita conhecer de perto os cursos e carreiras, tirar dúvidas e ampliar horizontes. Também são oferecidas atividades culturais, exibições de acervos, orientação vocacional e informações de políticas de acesso e permanência estudantil.

A participação no evento é totalmente gratuita e não demanda inscrições prévias, bastando acessar o site: https://uspprofissoes.usp.br/uspprofissoes.