• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 20/03/2018
Ensino Médio

#Vestibular: estudante conquista 1º lugar em Relações Internacionais da USP

Lúcia Púglia seguiu um cronograma para alcançar antigo sonho de estudar na Universidade de São Paulo

O ano letivo está no começo, mas os alunos que cursam a 3ª série do Ensino Médio já precisam dar início aos preparativos dos vestibulares. Se programar com antecedência garante maior preparo para as questões de cada prova, além das obras obrigatórias que os estudantes precisam ler. Foi exatamente assim, com muito empenho, que Lúcia Puglia, ex-aluna da rede estadual, conseguiu passar em primeiro lugar entre os candidatos do curso de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.

“O preparo foi difícil. Eu estudei todos os dias, o ano todo. Se eu não estudei uns 10 dias foi muito, assim… foi um ano inteiro de batalha, mesmo”, comenta a jovem Lúcia. E ela não se preparou apenas para garantir uma vaga na instituição. Sabendo que teria que ser uma entrega completa, tratou de se matricular no Centro de Estudos de Línguas da E.E. Alexandre de Gusmão.

Foi então que começou a estudar francês, alemão e espanhol na rede estadual paulista. Essas línguas somadas ao português e ao inglês (que Lúcia já dominava) fazem da futura profissional uma poliglota. “No segundo ano [Médio] eu já sabia que queria Relações Internacionais. Eu descobri o meu talento para línguas e queria um curso que se encaixasse nisso. Então, uma amiga entrou em Relações Internacionais e eu me inspirei nela”, explica a estudante.

Ela adiciona que “com o Grêmio Estudantil, e toda a experiência na escola, percebi que tinha talento para coisas governamentais, causas sociais. Aí eu juntei o útil ao agradável e decidi meu curso. Desde então eu lutei para entrar nele”, reforça a aplicada aluna.

Algo muito importante para o êxito de Lúcia Púglia foi o apoio familiar. Por ser este um antigo sonho da garota, seus pais e irmã a incentivaram, torceram e foram suporte durante todo o tempo de preparo. “Meus pais ficaram apreensivos esse ano, junto comigo, principalmente minha mãe, que estava lá todo dia acordando cedo comigo. Então, estavam todos, no SISU todo mundo ficou apreensivo junto. E foi difícil para todo mundo, mas a gente sabia que no final iria dar certo”, completa Lúcia.

Sandra Sierra, mãe de Lúcia, relata que ficou muito contente com o resultado da filha, “pois ela se esforçou, se dedicou bastante. A gente estava na torcida esperando que ela conseguisse”. Ela completa que quando Lúcia começou a se inscrever no SISU a esperança foi aumentando. “E a gente fica emocionada, porque o sonho de um filho realizado é como se a gente realizasse em dobro. A gente fica feliz em dobro. Foi uma grande emoção!”, se emociona ao lembrar Sandra Sierra.

Na E.E. Alexandre de Gusmão, Lúcia não foi a única aluna a entrar na USP. Duas de suas melhores amigas também se matricularam na universidade pública. “Então é muito bonito ver que a gente seguiu caminhos parecidos e conseguimos alcançar nossos sonhos. E é maravilhoso, assim, essa amizade que a gente conseguiu manter”, comemora a universitária.

Segundo Lúcia Puglia, futura RI, “você tem que ter fé em si mesmo e continuar na luta, porque uma hora chega a sua vez. Eu sempre pensei assim: ‘quando eu entrar na USP, e não se eu entrar na USP”, finaliza.

Dicas de Lúcia Puglia para você se dar bem no vestibular

Quem consegue passar na USP sendo a primeira colocada de seu curso tem argumentos de especialista. Por isso, Lúcia Puglia separou algumas dicas para quem quer se destacar nos vestibulares em 2018. As dicas funcionaram para ela, então é uma receita de sucesso.

De imediato, Lúcia ensina que é preciso treinar muito a redação. Se possível, faça um texto por semana, sempre associando os conteúdos da sala de aula. Também é importante fazer bastante resumos, principalmente com palavras chave, pois isso pode “te iluminar” na prova e, assim, você conseguirá acertar inúmeras questões.

Não adianta estudar em 100% do tempo disponível. Reserve um período antes de ir dormir para desligar a mente, isso faz com que os conteúdos sejam assimilados no seu cérebro. Nessa hora, que tal assistir uma série, ler um livro ou até mesmo passear com seu cachorro?

Na semana que antecede o exame, foque nos exercícios só daquela prova. Um dia antes beba bastante água, coma alimentos saudáveis [esqueça os fast-foods] e descanse muito bem. Tranquilize sua mente, pois no dia da prova você precisa estar concentrado e descansado para obter o melhor desempenho possível. E boa sorte!

A inspiração

Desde o primeiro ano do Fundamental, professores vão e vêm a cada ano, a medida que o aluno avança nos estudos. Uns chegam mais tímidos, outros são mais hiperativos. Mas, todos, sem exceção, colaboram para a vida acadêmica dos estudantes da rede estadual paulista.

Na E.E. Milton da Silva Rodrigues estudou Victor Lucas Feitosa Teles de Menezes, que conquistou uma vaga no curso de Educação Física também na USP. Vitor é exemplo de aluno que escolheu a profissão a partir da vivência com seus professores. Foi o excelente trabalho e paixão de docentes da própria unidade escolar que o inspiraram a desejar ser um educador físico.

“Além das práticas, tínhamos aulas teóricas que me atraíram demais desde o início. Os professores apresentavam tudo de um jeito tão interessante que eu me apaixonei cada dia mais. Hoje, quero me tornar um educador físico para auxiliar as pessoas em treinamentos especializados, condicionamento, entre outras coisas”, diz o garoto.