• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/09/2017
Ensino Médio

#Vestibular2018: não perca as datas das principais provas de ingresso em Universidades do Estado

Enem, Unesp, Unicamp e Fuvest terão provas da primeira fase ao longo de novembro

As alunas e os alunos que estão na reta final do Ensino Médio, com certeza, se planejam para entrar na faculdade no ano que vem. Então, fique atento aos calendários dos processos seletivos. Abaixo, confira as datas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista.

Fuvest

A Fuvest recebeu as inscrições até o dia 11 de setembro, e a prova da primeira fase está prevista para acontecer em 26 de novembro. A segunda fase ocorre entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018.

Clique e acesse o manual do candidato

No entanto, se você perdeu a data e não fez sua inscrição ainda há tempo de prestar o vestibular mais concorrido do Brasil. Estudantes da rede estadual podem se inscrever até hoje (18) no programa Vem Pra USP!. Por meio da CUCo – Competição USP de Conhecimento, os melhores colocados serão automaticamente inscritos na Fuvest, gratuitamente.

Unicamp

As inscrições para a Unicamp também se encerraram, e a primeira fase está prevista para acontecer em 19 de novembro. A segunda fase acontece nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018.

Clique aqui e acesse saiba mais

– Para as provas de habilidades específicas, clique aqui

Outra forma de ingressar na Unicamp é participando do ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), desenvolvido pela instituição para que alunos da rede estadual que residem em Campinas possam se qualificar profissionalmente. Após a conclusão do curso do ProFIS o aluno será automaticamente matriculado no curso de sua escolha, na Unicamp.

Unesp

O período para pedir isenção ou redução de taxa para o vestibular da Unesp terminou em 11 de setembro, mesma data que começaram as inscrições. O prazo para se inscrever é até 9 de outubro. A prova da primeira fase está prevista para acontecer no dia 15 de novembro e a segunda fase nos dias 17 e 18 de dezembro. O resultado final sai no dia 2 de fevereiro de 2018. Saiba mais.

ENEM

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando. Diferente das edições anteriores, neste ano os candidatos devem se preparar para realizar a prova em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 11 de novembro.

No primeiro domingo a prova será composta por questões de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas. No segundo, os estudantes serão avaliados nas questões de Matemática e Ciências da Natureza, com quatro horas e meia de prova.