segunda-feira, 18/09/2017
Ensino Médio

#Vestibular2018: por meio do ProFIS, bons resultados no Enem geram ingresso na Unicamp

Podem participar alunos formados pela rede estadual, em Campinas; inscrições iniciam na segunda (25)

O ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) é um curso piloto de ensino superior da Unicamp, especialmente criado para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas na cidade de Campinas. São 120 vagas disponíveis, e a seleção não é feita por meio do Vestibular, mas com base nas notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesse site, entre os dias 25 de setembro e 6 de novembro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Concluído o ProFIS, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp. Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior.

Pode se inscrever no ProFIS 2018 quem tiver cursado o ensino médio integralmente em uma escola pública (municipal, estadual ou federal); estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do município de Campinas, com previsão de conclusão em 2017; e estiver inscrito no ENEM de 2017.

Atenção! Para cada escola pública de ensino médio do município de Campinas é garantida uma vaga. Visite a página de ingresso para conhecer os detalhes do processo de seleção.

Como é o processo seletivo?

As vagas oferecidas pelo ProFIS são preenchidas pelos candidatos na ordem decrescente de suas notas no ENEM, garantindo a cada escola uma vaga. Para cada escola pública de Campinas, é convocado o candidato com maior nota no ENEM. As vagas restantes são preenchidas seguindo a ordem de classificação no ENEM, respeitado o limite máximo de dois alunos por escola.

Caso algum candidato selecionado não confirme o interesse por sua vaga no curso, o próximo da lista é convocado, respeitando o número mínimo e máximo de alunos por escola, até que sejam preenchidas todas as vagas do ProFIS.

Resultados e matrícula

O calendário completo da seleção do ProFIS estará disponível na página Calendário 2018. Nessa página, o candidato encontra a data de divulgação de todas as listas de chamada dos ingressantes, bem como o período de matrícula. O resultado da seleção será divulgado na página Convocados, a partir de 15 de fevereiro de 2018.