segunda-feira, 14/06/2021
Notícia

Vice-governador e Secretário da Educação acompanham vacinação e entregam Creche Escola na região de Jundiaí

Profissionais da Educação Básica se vacinaram no município de Itatiba; Obra em Campo Limpo Paulista deve beneficiar 130 alunos

Neste sábado (12), o Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o Secretário da Educação, Rossieli Soares, estiveram na região de Jundiaí, onde acompanharam a vacinação de profissionais da Educação Básica e entregaram mais uma unidade do Programa Creche Escola.

“Nós sabemos que as crianças sentem falta da convivência nas escolas, a educação à distância não é a mesma coisa. Por isso, termos adiantado a vacinação dos profissionais da educação é um avanço. Fomos o primeiro Estado do Brasil a iniciar a vacinação destes profissionais”, declarou Rodrigo Garcia.

A imunização ocorreu no município de Itatiba, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Abramo Delforno. Esta é a 4ª fase de vacinação da categoria e contempla servidores que atuam nas escolas e órgãos centrais, como Diretorias de Ensino e Secretarias da Educação.

São estimados que 363 mil profissionais entre 18 e 44 anos sejam imunizados e com isso 843 mil servidores da educação de todo estado de SP estarão vacinados contra a Covid-19. Em 10 de abril, São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a imunizar profissionais da Educação Básica com prioridade. Já foram beneficiados trabalhadores de 45 anos ou mais e com comorbidades, das redes estadual, municipal, federal e particular.

“Foi com grande felicidade que recebi a notícia de que a vacinação estava sendo adiantada. Tomar a vacina é fundamental para combatermos a pandemia. Com isso, teremos ainda mais segurança para o desenvolvimento das aulas presenciais”, afirmou a professora Giulia Soranz, que leciona filosofia e sociologia na EE Yvoni de Camargo Sales.

Em Campo Limpo Paulista, o Vice-governador e o Secretário entregaram mais uma unidade do Programa Creche Escola. Trata-se da 141ª creche escola da atual gestão e sua construção foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,8 milhão da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a prefeitura local.

“Cuidar da educação infantil é um bem precioso e estarmos engajados em promover a educação presencial, trará muitos frutos para a população. Neste governo já foram entregues 141 creches e ainda teremos mais 195 unidades até o próximo ano”, disse Rossieli Soares.

A Creche Professora Merce Fátima Domingos de Souza tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“Hoje é um dia histórico, porque primeiro tivemos a vacinação dos profissionais da educação e isso marca o retorno de todos para as escolas. E também por termos a entrega de mais uma Creche Escola que é o lugar onde nossas crianças iniciam suas vidas escolares, com as primeiras interações e dando início aos seus projetos de vida”, declarou Valdete Ramos de Oliveira Melo, Dirigente de Ensino da região de Jundiaí.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 472 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 144 estão em execução. Na região de Jundiaí já foram entregues 4 unidades e outras 2 estão em obras com previsão de 280 novas vagas.