• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 31/07/2012
Últimas Notícias

Vídeo sobre prevenção ao álcool feito por alunos da rede ganha prêmio nacional

Produzido dentro do programa Movimento Pé no Chão, o material rendeu uma viagem a Brasília para o aluno Caíque dos Santos Souza, que recebeu a premiação em nome dos colegas […]

Produzido dentro do programa Movimento Pé no Chão, o material rendeu uma viagem a Brasília para o aluno Caíque dos Santos Souza, que recebeu a premiação em nome dos colegas

Com clima de cinema mudo e muita criatividade, o vídeo “Você tem Opção”, produzido por alunos da Escola Estadual José Raul Poletto, foi um dos vencedores de um concurso cultural realizado pela Secretaria Nacional sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad). A eleição como melhor curta-metragem da região Sudeste do país rendeu um prêmio de R$ 3 mil aos estudantes.

Na cerimônia de premiação, em Brasília, o grupo foi representado por Caíque dos Santos Souza, de 17 anos, diretor e uma das “estrelas” do curta. O aluno da 2ª série do Ensino Médio da rede estadual, que ganhou uma viagem de avião para o Distrito Federal com passeio turístico, conta que, incentivados pela educadora do Escola da Família Cleide Roberta Xavier Santos, os estudantes pegaram uma câmera digital, improvisaram cenários e figurinos e produziram o filme com o apoio da diretoria da unidade do Jardim Ângela, na Capital.

Utilizando o tema de prevenção ao consumo de álcool na adolescência e inspirando-se nas artes cênicas, a equipe pintou os rostos, “como o Charlie Chaplin”, relata Caíque, e interpretou os efeitos que a bebida pode causar nos jovens. “Como a duração era limitada, a gente resolveu fazer igual ao cinema mudo, para poder cortar o tempo, já que não precisa de falas”, explica o diretor amador. O trabalho foi desenvolvido dentro das oficinas do Movimento Pé no Chão, projeto-piloto implantado pela Secretaria da Educação do Estado e parte integrante do Programa de Prevenção ao Uso de Álcool entre Crianças e Adolescentes, do Governo do Estado de São Paulo.