• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/11/2015
Pais e Alunos

Videoaulas+: fique atento às dicas de como fazer uma boa gravação

Novo capítulo mostra os cuidados que se deve ter com o som

Dando continuidade aos aspectos de como fazer uma boa gravação, o oitavo capítulo da websérie “Videoaulas+” mostra os cuidados que se deve ter com o som, especialmente com a narração do vídeo. A escolha de um ambiente adequado e dos equipamentos utilizados é fundamental para a criação de um bom material.

– Clique aqui e confira o conteúdo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para realizar uma gravação é bom evitar locais barulhentos e sem reverberação, pois existem ambientes que refletem demais o som da nossa voz, provocando uma confusão sonora. Outra dica importante é gravar dentro do carro. O carpete e estofamento têm uma acústica muito boa. Em geral, lugares menores costumam ter uma acústica melhor.

O microfone de lapela garante um áudio de alta qualidade. Se a pessoa falar alto naturalmente, é indicado não colocar o microfone perto da boca, por exemplo.

O vídeo mostra ainda que é interessante passar naturalidade durante a gravação e que decorar texto não costuma dar certo. Antes de gravar uma cabeça de abertura, organize os principais pontos do texto, como se apresentar e faça uma reflexão.

Seja qual for o tema da sua videoaula, é bom abrir o vídeo com algo que chame a atenção do aluno, como uma frase de efeito ou pergunta, por exemplo. Isso faz com que o estudante fique instigado, curioso e interessado em assistir o material.

Existem diversas maneiras de realizar uma narração. Microfone, computador, smartphone ou tablets são alguns equipamentos que podem ser utilizados. Há muitas opções!

Gostou das dicas?  Então, mãos à obra!

Se você não conseguiu acompanhar todos os capítulos, confira aqui esse e outros episódios da websérie.