• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/04/2018
Ensino Fundamental

Videoconferência aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas escolas

O conteúdo está disponível online na Rede do Saber

Proteger o planeta, erradicar a pobreza e garantir que as pessoas alcancem, até o ano de 2030, a paz e a prosperidade. Essas são algumas metas contempladas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados por líderes mundiais, em meados de 2015.

O acordo contempla 17 objetivos e 169 metas. Confira aqui.

Na última quinta-feira (19), foi realizada uma videoconferência para apresentar o plano, a Agenda 2030, as atividades que serão realizadas no Estado de São Paulo e como a plataforma StoryMax, publicadora de livros digitais interativos em forma de apps, poderá auxiliar o professor a trabalhar os temas dos ODS em sala de aula.

Assista a videconferência aqui transmitida pela Rede do Saber/EFAP

Durante a transmissão, Sergio Luis Damiati, da equipe Curricular de Geografia, destacou que muitos desses temas já estão no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. “Alguns temas que estão dentro do Currículo que podem ser geradores para essa questão da ODS, como por exemplo a biodiversidade, água, energia, o consumo, resíduos. ODS são temas transversais. Temos como trabalhar isso no Currículo e em todas as disciplinas”, esclarece.

Além das escolas, a sociedade pode incluir esses temas na sua rotina. “É uma coisa que está muito no nosso dia a dia. Isso permite com que todas as pessoas das mais diferentes posições sociais e de ação consigam dar a sua contribuição”, destaca Samira Almeida, da StoryMax,

Ana Paula Fava, assessora Especial para Assuntos Internacionais, reforça ainda mais esse convite. “Ninguém pode ser deixado para trás e já foi compreendido, ratificado por todos os municípios e a educação é fundamental para que essa agenda seja incluída em todas as esferas”, conclui