quinta-feira, 15/03/2007

Videoconferência explica detalhes do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar nesta quinta-feira, dia 15

Idéia é explicar a importância da auto-avaliação da gestão escolar para a melhoria do desempenho das escolas A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, em parceria com Conselho […]

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, em parceria com Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), realiza nesta quinta-feira, dia 15, das 13h30 às 16 horas, uma videoconferência sobre o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. As instruções serão passadas pela professora Heloísa Luck, consultora do Consed e Coordenadora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), considerada um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras com vistas à melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

Objetivos

A videconferência servirá para explicar a importância da auto-avaliação da gestão escolar para a melhoria do desempenho das escolas, indicando a contribuição do prêmio para esse fim; discutir estratégias de disseminação do prêmio, como prática efetiva de auto-avaliação das escolas e como instrumento de gestão escolar; e conhecer a nova versão do manual, destacando suas principais alterações. A transmissão será feita para os ambientes de aprendizagem da Rede do Saber, participantes convocados pelas 90 Diretorias de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, e para todos os municípios e estados brasileiros, via internet.

Público-alvo

Nos ambientes de aprendizagem da Rede do Saber, a videoconferência será assistida por supervisores de ensino responsáveis pela implementação do Prêmio Gestão e pelos que atuam como multiplicadores, coordenadores locais e tutores do Progestão nas Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo; gestores das escolas estaduais, a critério da Diretoria de Ensino; representantes das Secretarias Municipais de Educação da área de jurisdição da Diretoria de Ensino e da UNDIME/SP.

A transmissão via internet pode ser acessada por equipes das escolas públicas estaduais e municipais de São Paulo; equipes das Secretarias de Educação e das escolas públicas de outros estados e municípios. Nos estúdios da Rede do Saber, na sede da Secretaria, a videoconferência será assistida por s upervisores de ensino que atuam como multiplicadores do Progestão e como membros dos sub-comitês de avaliação do Prêmio Gestão/SP; e pela equipe do CRE Mário Covas.

Como acessar

Ao vivo, via Internet, nos sites da Rede do Saber, www.rededosaber.sp.gov.br e da Secretaria de Estado da Educação: www.educacao.sp.gov.br. Para interagir, os e-mails devem ser enviados para rededosaber.vc@sp.gov.br.

Mais sobre o Prêmio

Outras informações e orientações referentes ao Prêmio Gestão Escolar estão hospedadas no site do CRE Mário Covas : http://www.crmariocovas.sp.gov.br, com link de acesso no site da CENP: http://cenp.edunet.sp.gov.br. No dia 16, supervisores de ensino que formarão a equipe de coordenação do Prêmio, além dos sub-comitês estaduais, se reúnem para definir orientações, critérios e procedimentos para as todas as etapas do Prêmio Gestão em São Paulo. A reunião servirá ainda para articular o Prêmio Gestão às ações de formação continuada dos gestores escolares, às avaliações institucionais realizadas pelas escolas e à execução dos planos de gestão para o quadriênio 2007-2010.