Estudantes da rede estadual têm até o próximo dia 15 para se inscrever no concurso “Lygia Fagundes Telles”. Aberto a alunos do Ensino Fundamental e Médio, a competição cultural vai premiar os melhores vídeos sobre a autora de “As meninas” e “Ciranda de Pedra”. A criação deve ter, no máximo, 10 minutos e pode utilizar desenhos, trechos de vídeos e/ou áudios, imagens, fotos, sons, textos e entrevistas. O vencedor será escolhido em votação popular em junho.
Nesta primeira fase, os candidatos (individual ou grupos) devem entregar o material na própria unidade onde estão matriculados. Os vídeos devem ser postados na plataforma Youtube com o título “Especial Lygia Fagundes Telles – 2017”. Na descrição, é preciso colocar o nome da Diretoria de Ensino, da escola e a identificação de cada integrante, além do professor orientador.
A fase seguinte é a regional. São as Diretorias de Ensino responsáveis por indicar os trabalhos finalistas. A Secretaria, então, selecionará 10 semifinalistas que irão à votação online, entre 21 e 30 de junho. O resultado sairá em 6 de julho. Serão avaliados fluência, conteúdo, qualidade técnica e originalidade. Clique para ter acesso ao regulamento completo e às fichas de inscrições.
Imortal da Academia de Letras
A lista de obras e prêmios da escritora é bem extensa. Além da Academia Paulista de Letras, Lygia é imortal da Academia Brasileira. Em 2016, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura e, em 2005, foi agraciada com o Prêmio Camões (autores de língua portuguesa). São mais de 30 romances e contos. Boa parte foi adaptada para televisão e teatro e ganhou traduções em países como França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Suécia, República Checa e Espanha.