• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/10/2015
Boas Práticas

Virada Científica da USP acontece nesse fim de semana

Programação conta com mais de 150 atrações só em São Paulo

Você já tem programação para o fim de semana? Então se liga nessa dica. Neste sábado (17) e domingo (18), acontece nos campus da Universidade de São Paulo (USP), a segunda edição da Virada Científica. No total, serão 24 horas de atividades científicas nas unidades da USP em São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, Santos, São Carlos, Lorena, Bauru e Pirassununga.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, o evento apresenta uma programação com mais de 150 ações só na cidade de São Paulo. Na Cidade Universitária, onde será concentrada a maior parte das atividades, as pessoas terão a oportunidade de se colocar frente a frente a conhecimentos científicos e a pesquisas desenvolvidas na universidade, todos eles postos de modo acessível ao visitante, com o objetivo de despertar o interesse dos participantes pelo assunto.

– Confira a programação completa

O local também terá atividades e palestras dentro das unidades e também um espaço central montado na Praça do Relógio. Com o tema “Vila da Virada”, esse espaço vai resgatar a relação entre ciência e a ocupação da cidade, propondo novos olhares para os temas urbanos que nem sempre têm sua relação com a ciência lembrada pelas pessoas. Dentro da “Vila da Virada”, uma praça de food trucks estará montada especialmente para o evento.

Também na Vila, haverá palestras, oficinas de ciência do projeto Arte & Ciência no Parque, oficinas de biologia (biodiversidade, extração de DNA e outros), exposição sobre doenças negligenciadas, ginástica artística e oficinas de circo. Entre as palestras que ocorrem nas unidades do campus, alguns destaques são abordagens de cientistas da USP sobre temas como: obesidade, atividade física, terremotos, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, prevenção e controle do câncer, mídias sociais e violência.

Os participantes ainda terão a possibilidade de baixar um aplicativo para celular, desenvolvido especialmente para quem quer participar do evento, possibilitando a consulta da programação com diversos filtros. Mais informações estão disponíveis na página do Facebook da Virada Científica.

Os alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda contam com uma grande oportunidade de ir à uma exposição onde terão a oportunidade de conhecer toda a estrutura interna de uma célula.

Se você gosta de ciências, não pode perder esta grande oportunidade de aprendizado!