Neste sábado (17), 12 estudantes da Escola Estadual República da Argentina, localizada no Parque Nações Unidas, zona norte, representarão a rede estadual de São Paulo na Virada Cultural da capital. Está marcada para as 14h a apresentação da peça “Uma Gota Revoltada”, uma criação dos próprios alunos, no palco do CEU Pêra Marcelo, na região do Jaraguá.
A apresentação é produzida, coreografada e encenada pelos próprios estudantes, que também tocam instrumentos durante a apresentação. Os alunos têm a direção artística do professor de arte Daniel Beltramelho, que acompanha o projeto artístico desde a sua concepção, no ano passado.
Na República da Argentina, unidade de ensino integral, o professor ministra além das aulas de arte do Currículo Paulista, aulas de teatro, organiza grupos de dança e coral, de forma voluntária, após o turno escolar.
Sobre a peça
A apresentação teatral “Uma Gota Revoltada” foi criada em alusão ao Dia Mundial da Água. Nela, um grupo de lavadeiras se reúne à beira de um córrego para compartilhar reflexões sobre a importância desse recurso. Durante o evento, uma gota de água “rebelde” questiona a necessidade de uma campanha de conscientização diante dos desafios enfrentados pela natureza devido à intervenção humana.
Apesar das tentativas de sensibilização, a mensagem não atinge o impacto esperado, evidenciando a urgência de ações concretas para proteger os recursos hídricos e evitar consequências devastadoras para as comunidades. Este espetáculo teatral destaca a vulnerabilidade do meio ambiente e a importância de preservar a água como fonte vital para todas as formas de vida.
Serviço
Uma Gota Revoltada na Virada Cultural
Data: sábado, 18 de maio de 2024
Horário: 14h
Endereço: CEU Pêra Marmelo – rua Pêra-Marmelo, 226, Vila Aurora, São Paulo-SP