• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/11/2019
Lazer

Virada da Consciência: confira a programação pro Dia da Consciência Negra

Programação inclui contação de histórias e atividades lúdicas

Dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. Uma data que celebra a luta por igualdade e relembra personagens históricos que foram importantes pela igualdade racial. Para comemorar a data e reforçar sua importância, diversos equipamentos da Secretaria da Cultura promoverão atividades específicas na semana.

A Biblioteca de São Paulo promove, nas quartas (6 e 13), e no domingo (17), às 15h, a ação “Brincando e Aprendendo”, que reúne jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas a partir do livro “Kakopi, Kakopi” de Rogério Andrade Barbosa. São vários dias de atividades, com brincadeiras típicas da Namíbia, Tanzânia, Uganda e outros países.

Na quinta (28), às 15h, a ação “Pintando o 7” promove oficina de máscaras africanas. Na sexta (15), às 16h30, o “Leitura ao Pé do Ouvido” oferece uma experiência de escuta literária da obra “Quarto de despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. Na quarta (20), às 14h30,  a “Roda de Conversa” promove discussão sobre o livro “Eu também chorei na escola”, de Alcidéia Miguel.

O Polo CEU Parque Veredas do Projeto Guri, no bairro Itaim Paulista, exibe, na quarta (13), às 10h e às 14h, o filme “Quanto Vale ou é por quilo”, uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria. Em seguida, o público é convidado para uma roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra.

O Polo Amácio Mazzaropi do Projeto Guri, no bairro da Liberdade, promove, no sábado (23), às 14h, ação socioeducativa, em parceria com o coletivo Espelho Espelho Meu, com atividades lúdicas que buscam refletir sobre o enfrentamento do racismo no Brasil.

No interior do Estado, o Conservatório de Tatuí realiza, na segunda (18), às 19h, concerto de obras do repertório “Negro Spiritual”. Na quarta (20), às 19h, acontece o recital de canto e forte piano “Modinhas e Lundus”, feito por autores negros.

Confira o site de cada instituição para saber mais detalhes da programação.