• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/05/2012
Últimas Notícias

Visão do Futuro oferece exames oftalmológicos e óculos para alunos da rede

Objetivo do programa é proporcionar melhor desempenho escolar prevenindo e recuperando a saúde visual dos alunos Gabriel Soares não precisa mais se sentar nas primeiras carteiras para enxergar todo o […]

Objetivo do programa é proporcionar melhor desempenho escolar prevenindo e recuperando a saúde visual dos alunos

Gabriel Soares não precisa mais se sentar nas primeiras carteiras para enxergar todo o conteúdo dado em sala de aula. O aluno do 2º ano da Escola Estadual Blanca Zwicker Simões, zona leste da capital, participou de um teste de acuidade visual que indicou que precisava usar óculos. “Eu quase não enxergava nada, agora com os óculos está bem melhor”, revela o estudante.

Assim como o pequeno Gabriel, aproximadamente 20% das crianças do Ensino Fundamental apresentam algum tipo de problema visual. Por isso a importância de um projeto de saúde ocular que ajude a observar o desempenho visual dos alunos, sinalize possíveis deficiências e proporcione condições de melhoria.

Esse é o objetivo do Visão do Futuro, programa voltado aos estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Destinado à prevenção e à recuperação da saúde visual dos alunos da rede pública, oferece aos estudantes melhores condições de aprendizado e de qualidade de vida. Só no ano passado, 42.372 alunos foram encaminhados para consulta oftalmológica e 7.652 óculos foram prescritos.

“A primeira fase do programa é o teste de acuidade visual feito na escola. Depois, os alunos com possíveis problemas visuais são encaminhados para mutirões, onde passam por uma consulta oftalmológica. Havendo a necessidade de prescrição de óculos, o aluno escolhe a armação e depois de pouco tempo entregamos os óculos”, explica a coordenadora do programa, Regina Lúcia dos Santos Gonçalves.

Para a vice-diretora da escola de Gabriel, a iniciativa é importante pois muda significativamente o desempenho dos alunos. “Muitos pais não percebem que a criança precisa de óculos e isso reflete dentro da sala da aula quando os alunos apresentam dificuldades. Por isso o programa é tão valioso para a escola. As crianças que fazem o teste melhoram bastante o rendimento escolar”, afirma Solange Soares Ribeiro.

20120504_problemas_visao_1853