• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 31/08/2012
Últimas Notícias

Mutirão Visão do Futuro revela que 42% dos alunos atendidos precisam de óculos

Em último mutirão na capital, Secretaria da Educação alerta para problemas na visão que causam prejuízos no aprendizado Realizado em parceria com a Secretaria da Saúde e o Fundo Social […]

Em último mutirão na capital, Secretaria da Educação alerta para problemas na visão que causam prejuízos no aprendizado

Realizado em parceria com a Secretaria da Saúde e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), entre os anos de 2009 e 2011, o programa Visão do Futuro apontou que 22.756 alunos participantes dos mutirões, precisam usar óculos. Os dados representam 42,3% dos 53.765 estudantes de escolas estaduais e municipais de São Paulo, com idade entre 6 e 7 anos, que passaram em consulta médica nesse período.

Em 2012, 28 mil aprendizes já foram encaminhados para atendimento, e 1.458 desses devem ser atendidos no mutirão que acontece às 8h de amanhã, 1º de setembro.

Visão do Futuro oferece exames oftalmológicos e óculos para alunos da rede

Recém-chegado da China em São Paulo neste ano, Daniel Zuo Zehni, de 8 anos, foi um dos estudantes estaduais que foram beneficiados com o programa. “Na sala de aula, ele sempre se sentava praticamente em frente à lousa para que pudesse enxergar o que a professora escrevia. Por meio do Visão do Futuro, descobrimos que ele precisava usar óculos”, comenta a professora Solange Aparecida da Silva, coordenadora-pedagógica da Escola Estadual César Martinez.

Sofia Zuo, mãe do aluno Daniel, ressalta os benefícios os óculos trouxeram para o filho. “Agora, ele chega em casa e conta que consegue ver tudo o que a professora escreve. Ficamos muito contentes com os óculos também. A professora disse até que ele melhorou muito na aula de matemática”, confirma.

Confira quais unidades conveniadas participarão da ação amanhã (1º):

    Santa Casa
    Universidade Federal de São Paulo
    Ambulatório Médico de Especialidades Leste
    Hospital Cema
    Instituto Tadeu Cvintal
    Hospital  das Clínicas
    Instituto Suel 

Mutirão

Os alunos que desejam participar dos mutirões, devem ir acompanhados dos responsáveis e apresentar a ficha de encaminhamento gerada pelo sistema Visão do Futuro da Secretaria da Educação. Transporte e lanche serão fornecidos pela Pasta. Os alunos terão o apoio de educadores universitários do programa Escola da Família que desenvolverão atividades lúdicas e de orientação na unidade de saúde.

Ao serem encaminhados, os estudantes serão avaliados em testes de acuidade visual aplicados em sala de aula por professores habilitados. Também foram encaminhados para consultas os alunos que já usam óculos há mais de um ano. Apóes a triagem, as crianças que necessitarem, receberão gratuitamente óculos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.