quarta-feira, 04/12/2002

Visita de Zélia Gattai é marcada pela emoção

Carta emociona escritora e ela resolve visitar a Diretoria de Ensino de São Vicente A visita da escritora Zélia Gattai na última sexta-feira à Diretoria de Ensino de São Vicente […]

A visita da escritora Zélia Gattai na última sexta-feira à Diretoria de Ensino de São Vicente ficará marcada para sempre na lembrança daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la, e será um marco na história da Cidade. Conhecida pelo seu estilo memorialista, a esposa do imortal Jorge Amado, ocupa desde maio uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Zélia foi a São Vicente a convite da dirigente de ensino, Oneide Ferraz Alves, já que no dia 9 de agosto, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, inaugurou o Centro de Atendimento ao Professor Zélia Gattai, instalado nas dependências da Diretoria de Ensino.

De acordo com Oneide, a diretoria elaborou uma carta para Zélia informando que seu nome havia sido colocado no Centro de Atendimento ao Professor e que gostariam que ela visitasse o local.

A escritora, que foi acompanhada por parentes, incluindo o seu filho, João Jorge Amado e o irmão do marido Joélson Amado, ficou encantada com a recepção calorosa dos alunos e professores. Ela confessou ainda que a visita a São Vicente fará parte de seus futuros relatos em livros. “Toda essa manifestação de carinho recebida servirá para que eu continue levando a vida com mais coragem”.

Após as homenagens feitas pelos alunos das redes estadual e municipal, com apresentações de dança e coral, a escritora autografou sua foto no Centro de Atendimento, onde falou sobre a importância do professor na formação do aluno.

Zélia enalteceu o papel do professor, mas ressaltou a responsabilidade deles em sala de aula. “O professor precisa alfabetizar o aluno, mas também deve ajudá-lo na construção da formação da sua personalidade, através de conceitos como cidadania”.

No fim da tarde Zélia falou com cerca de 400 educadores na quadra de esportes do Colégio Integração sobre a sua história de vida com Jorge Amado, tristezas e alegrias. A escritora também foi agraciada com uma medalha de mérito cultural proposta pela Câmara Municipal de São Vicente.