Sapatilha de ponta com fita enrolada, tutu na cintura e poemas na ponta da língua. Tudo pronto para começar a apresentação. A plateia ansiosa aguarda as bailarinas que além de dançar declamarão Cecília Meireles.
A música começa e nove meninas giram no palco sem parar. Com leveza e graça, ficam na ponta do pé e mostram que ballet combina com literatura. Todas são estudantes da E.E. Djanira Velho, de Ribeirão Preto, e fazem parte do projeto Sala de Leitura que une dança e poesia para incentivar a prática da leitura.
Idealizado pela professora de português Claudete Souza, o objetivo do projeto é criar métodos diferentes para instigar os alunos a se aproximar dos livros. (Assista o vídeo)
Para Natalie Vitória, aluna do Ensino Fundamental, a primeira apresentação aconteceu no Dia do Índio. “Nos preparamos bastante para não errar nenhum passo, foi muito emocionante quando todos começaram a aplaudir”, disse Natalie.
Depois de iniciar as atividades, a professora notou um aumento significativo de visitas na Sala de Leitura da escola. “O que começou com a exigência de decorar textos para se apresentar se tornou um hábito. Hoje, eles levam livros além dos sugeridos”, conta a professora orgulhosa.
“Acho muito importante o projeto porque ajuda as crianças a conhecer e se interessar mais por poemas”, acredita Natalie.
Roda de leitura
Outra vertente do projeto é a roda de leitura. São colocados no chão livros de diversos autores e gêneros, e os alunos são convidados a escolher um título, levar para casa e compartilhar suas experiências no próximo encontro. “Eles gostam muito deste momento e, em casa, até os pais acabam se envolvendo. Precisa deste incentivo da família, da escola, dos professores. Tenho incentivado bastante e o retorno é maravilhoso”, finaliza Claudete.