• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/02/2016
Pais e Alunos

#VoltaÀsAulas: confira dicas para manter o foco nos estudos em 2016

Início do ano letivo está marcado para a próxima segunda-feira (15) em todo o Estado

Na próxima segunda-feira (15), os 3,7 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual paulista retornam às salas de aula. A data marca o início do ano letivo de 2016, conforme a resolução do calendário escolar, publicada no Diário Oficial do Estado.

Clique aqui e confira o Calendário Escolar de 2016

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

E para ajudar os estudantes no retorno, a Educação selecionou algumas dicas que vão auxiliar na concentração dos alunos para manter o foco e a atenção nos estudos durante o ano inteiro. Confira: 

Separe o material escolar: um dia antes das aulas, ou assim que você chegar em casa, já procure separar o uniforme que você usará no dia seguinte, além de separar os cadernos e livros que serão utilizados na aula.

Tenha uma boa noite de sono: para prestar a devida atenção na aula, é necessário que o estudante esteja descansado. Por isso, é essencial que os alunos durmam o suficiente para não ficar com sono durante a aula.

Guarde celulares, tablets e qualquer tipo de aparelho tecnológico: a nossa sociedade está cada vez mais conectada. Seja por Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp, os aplicativos podem afetar sua atenção durante a explicação do professor. Por isso, é essencial que durante a aula os estudantes guardem os celulares, tablets, MP3 e qualquer tipo de aparelho tecnológico que possa interferir na aula na mochila.

Anote tudo o que puder: durante a aula, é indicado que o estudante faça anotações sobre a matéria que o professor está passando na lousa. Anotações com canetas coloridas, ou as chamadas “marca-texto”, para destacar diferentes abordagens de uma mesma matéria podem ajudar na organização e na localização quando o aluno for revisar o conteúdo.

Revise a matéria que aprendeu no mesmo dia da aula: Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia ajudará a memoriza-lo.

Estude sozinho: por mais legal que seja estudar com os amigos, a indicação é para que o aluno estude sozinho, em um lugar calmo e tranquilo. Em geral, os alunos acabam falando de mais coisas ou tendo mais dúvidas sobre o assunto estudando em grupo.

Local organizado e tranquilo: para ter o melhor desempenho durante o estudo, é necessário que o aluno esteja em um local organizado e tranquilo, sem que haja barulhos que possam atrapalhar a concentração.

Crie uma programação especial: que tal pegar uma folha de papel e preparar uma programação de estudos para a semana? Uma hora por dia, durante todos os dias, ou duas horas a cada dois dias podem fazer a diferença na hora de fazer aquela prova mais difícil, ou naquela avaliação em que você irá mostrar o quanto aprendeu durante o ano, como o Saresp, por exemplo.

E aí, preparado para a volta às aulas?