• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/11/2018
Governo do Estado de São Paulo
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Votação para concurso musical ‘Vozes pela Igualdade de Gênero’ já está aberta

Neste ano, composições têm como tema empoderamento feminino e exercício efetivo dos diretos das mulheres

A votação para as canções finalistas do Vozes pela Igualdade de Gênero 2018 foi aberta nesta sexta-feira (9). O concurso, organizado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, selecionou dez composições de alunos de diversas escolas da rede estadual de ensino.

Vote aqui até dia 19 de novembro

Neste ano, os alunos tiveram até o mês de junho para enviar uma canção com o tema “Em todos os lugares. Em Pé de Igualdade!”. A música vencedora da terceira edição será gravada no Midas Music, gravadora do produtor musical Rick Bonadio.

O intuito da temática, dessa forma, foi estimular o debate entre os jovens sobre o empoderamento feminino e o exercício efetivo dos direitos das mulheres. “Quando as mulheres são ouvidas, todas elas ganham força para usarem suas vozes efetivamente”, afirma Fabíola Negrão Covas, promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

A iniciativa é voltada para estudantes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual paulista. Além de refletir sobre desigualdade na construção social de gênero, os alunos também tiveram que apresentar a importância da representatividade na vida política, econômica e pública.

“É uma mensagem muito forte. Antes de tudo, é necessário que o tema seja colocado dentro das escolas, pois é através da educação que vamos fazer a diferença”, completou o produtor musical, Rick Bonadio.

Na primeira fase, cada escola escolheu uma canção para representar a unidade. Em seguida, as Diretorias de Ensino indicaram as músicas que seriam avaliadas na fase estadual. Uma comissão julgadora formada por representantes da Secretaria da Educação e do Ministério Público selecionaram as 10 finalistas.

Última edição

A 2ª edição do concurso Vozes pela Igualdade de Gênero, em 2017, mobilizou centenas de estudantes da rede. Com o tema #RespeitaAsDiferenças, a competição reuniu diversas composições que valorizaram o enfrentamento a quaisquer formas de discriminação de gênero e orientação sexual.

Elian Flores, da E.E. Tonico Barão, da Diretoria de Ensino de Fernandópolis, foi o grande vencedor da edição. A música “Amar sem olhar a quem” conquistou mais de 78 mil votos do público.

“Através da minha arte e da minha habilidade de compor, é muito importante para mim transmitir essa mensagem de diversidade”, comentou o vencedor.

Já o segundo lugar ficou com a composição “Saiam do escuro”. A música foi criada pelo grupo de alunas Letícia Yukari Hirossi, Beatriz Pinatti Pietro, Karen Marcelino de Jesus, Letícia Cristina Guilherme, Sabrina Victoria Alves de Oliveira, da E.E. Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos.

“Acho que falta mais amor no coração das pessoas. Elas precisam abrir os olhos, sair dessa caixinha e parar de pensar que elas vivem em um mundo sozinhas”, finalizou Letícia Yukari.