• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/11/2005
Últimas Notícias

Votuporanga pode ganhar Prêmio Nacional de Gestão Escolar

Concurso leva a assinatura da Unesco . A decisão será dia 24 de novembro, em Gramado (RS). A Escola Estadual Prof. Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga, está entre as seis […]

Concurso leva a assinatura da Unesco . A decisão será dia 24 de novembro, em Gramado (RS).

A Escola Estadual Prof. Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga, está entre as seis escolas escolhidas para a final do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, que acontece na próxima quinta-feira, dia 24 de novembro, a partir das 17 horas, com a escolha da Escola Destaque Brasil. A premiação será transmitida ao vivo pelo canal Futura para todo o Brasil. A escola vencedora será selecionada por uma platéia com 100 professores/diretores de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, que estarão reunidas em um auditório no Hotel Serra Azul, em Gramado/RS

A escola paulista concorre com escolas públicas do Acre, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. A seleção das finalistas foi feita por um Comitê Nacional, composto por dois integrantes de cada uma das instituições parceiras: Consed, Undime, Fundação Roberto Marinho e Unesco.

A Escola Destaque Brasil ganhará da Fundação Roberto Marinho R$ 10 mil. As outras classificadas como a melhor de cada Estado receberão R$ 2 mil e um kit educativo. Os diretores das 27 escolas, reconhecidos como lideranças em Gestão Escolar, ganharão uma viagem de intercâmbio de experiências para os Estados Unidos, no período de 26 de novembro a 10 de dezembro. Essa viagem faz parte do Programa Brasil – Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares, uma parceria do Consed com a Embaixada Americana.

Para a escola participar do Prêmio é necessário realizar a auto-avaliação de suas práticas de gestão e resultados alcançados, envolvendo o colegiado escolar e seguindo as orientações do manual específico. A auto-avaliação constitui estratégia imprescindível da gestão escolar que busca construir sua competência e melhorar a escola. Essa estratégia foi priorizada por constituir uma oportunidade de reflexão, aprendizado e crescimento para a comunidade escolar.

O objetivo do prêmio é estimular a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.

Os 27 diretores escolares vencedores das etapas estaduais do Prêmio participarão, também em Gramado, do Seminário sobre Experiências de Sucesso em Gestão Escolar. No evento, a conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE, Maria Beatriz Luce, falará sobre “Padrões de Qualidade da Gestão Escolar: foco na gestão curricular e pedagógica”. A consultora do Consed, Heloísa Lück, fará uma palestra sobre o processo de auto-avaliação das escolas.

As seis finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar:

AC – E.E. Infantil e Fundamental Duque de Caxias

MS – E.E. Fernando Corrêa da Costa

PE – Escola Severino Farias

RJ – Colégio Estadual Luiz Ferraz

RN – E. E.E.M. Profª Iracema Brandão de Araújo

SP – E.E. Prof. Uzenir Coelho Zeitune

Conheça as 27 Escolas Referência em Gestão Escolar:

AC – E.E. Infantil e Fundamental Duque de Caxias

AL – E.E. Deputado José Medeiros

AM – E.E. Dom Jacson Damasceno Rodrigues

AP – E.E. Profª Mª Carmelita do Carmo

BA – Centro Integrado de Educação de Paulo Afonso Dr. Luiz Viana Filho

CE – E.E.Fundamental e Médio Mauro Sampaio

DF – Escola Classe 15 de Taguatinga

ES – E.E.E. F. M. Águia Branca

GO – Colégio Estadual Maria Assunção de Azevedo

MA – Unidade Integrada Pedro Neiva de Santana

MG – E.E. Dr. Cyro Góes

MS – E.E. Fernando Corrêa da Costa

MT – Escola Estadual Profa. Renilda Silva Moraes

PA – E.E.E. F. Sementinha do Saber

PB – E.E.E.I.F. Fazenda Buracão

PE – Escola Severino Farias

PI – Unidade Escolar Profº Raldir Cavalcante Bastos

PR – E.E. Ângelo Trevisan

RJ – Colégio Estadual Luiz Ferraz

RN – E. E.E.M. Profª Iracema Brandão de Araújo

RO – E.E.E.F.M.Álvares de Azevedo

RR – E.E. Prof. Jaceguai Reis Cunha

RS – E. E. de Educação Básica Neusa Mari Pacheco

SC – E. E. B. Expedicionário Mário Nardeli

SE – Escola Estadual Monteiro Lobato

SP – E.E. Prof. Uzenir Coelho Zeitune

TO – Centro de Ensino Médio Felix Camoa

Egle Cisterna