• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/12/2013
Professores e Funcionários

Workshop reúne profissionais da Educação para discutir uso da tecnologia nas escolas

O secretário-adjunto da Educação, Fernando Padula, participou do evento internacional

O uso da tecnologia em sala de aula foi o centro das discussões no workshop “21 passos para o aprendizado”, promovido pela Microsoft. O evento reuniu profissionais da Secretaria da Educação e especialistas no segmento para debater a temática ao longo desta segunda (2) e terça-feira (3).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Incorporar o uso da linguagem digital aos métodos de ensino é uma prática da Pasta. Atualmente, 3723 unidades da rede estadual contam com o programa Acessa Escola e diversos cursos online são oferecidos por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp).

O secretário-adjunto da Educação, Fernando Padula Novaes, participou da abertura do workshop e ressaltou outras iniciativas. “A Secretaria da Educação vem adotando uma série de medidas no uso da tecnologia. Recentemente, firmamos duas parcerias, uma com o Google e outra com a Microsoft”.  

O pesquisador Bruce Dixon, da Anytime Learning Foundation, da Austrália, foi um dos palestrantes do workshop. Bruce é educador há mais de 30 anos e atua como consultor estratégico para os Ministérios da Educação dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Europa e Ásia. Ele compartilhou suas experiências e orientou os profissionais sobre como planejar a implementação de novas tecnologias nas escolas.

“Hoje, é provavelmente o momento mais animador para estar nas escolas, com tantas oportunidades sendo oferecidas para os jovens. A vida deles é cercada por tecnologia, eles vivem em um mundo digital, e é importante trazer isso para o ensino, pois dentro da escola existem muitas oportunidades para que eles tenham acesso a essa tecnologia”, disse Bruce.

Parceria com a Microsoft

Em 2014, cerca de 4,3 milhões de alunos da rede estadual de ensino paulista obterão acesso aos programas do Office 365, da Microsoft. A Educação não terá nenhum custo e a ação é articulada aos projetos tecnológicos já consolidados, como o Acessa Escola – programa pioneiro de inclusão digital e de acesso livre à internet nas unidades escolares de todo Estado – e a Escola Virtual do Estado de São Paulo (Evesp).

Parceria com o Google

A parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Google, levará a todos os alunos e professores da rede estadual aplicativos e ferramentas inovadoras. Um canal de transmissão (hangout) será disponibilizados para as mais de 5 mil escolas possibilitando a interação em tempo real entre estudantes e professores, além da criação de grupos por disciplina ou área de interesse.