• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/07/2005
Últimas Notícias

Xadrez Gigante em escola de Campinas

Um jogo de xadrez gigante está animando os fins-de-semana da Escola Estadual Prof. Luiz Gonzaga Horta Lisboa, de Campinas (Diretoria de Ensino Campinas Leste). O tabuleiro e as peças foram […]

Um jogo de xadrez gigante está animando os fins-de-semana da Escola Estadual Prof. Luiz Gonzaga Horta Lisboa, de Campinas (Diretoria de Ensino Campinas Leste). O tabuleiro e as

peças foram feitos pela equipe do Programa Escola da Família e pelas crianças que freqüentam a escola nos sábados e domingos (o Escola da Família abre as escolas à comunidade nos finais de semana, oferecendo atividades culturais, esportivas, de lazer e de capacitação para a geração de renda).

As peças, que medem aproximadamente 50 cm de altura, foram feitas de papel cartão. Uma lona plástica virou o tabuleiro de 4m X 4m. Alex, Joeci e a universitária Ingrid, os educadores que tomaram a frente do projeto, tiveram a participação das crianças para pintar, cortar e colar as peças.

Pronto o material de jogo, começam as partidas. A idéia é incentivar as crianças a entrar literalmente no jogo, participando ativamente das decisões, movimentando as peças e se possível substituindo-as, em partidas individuais ou de grupos. Em grupo, as crianças discutem e chegam a um consenso sobre o movimento das peças em cada jogada.

Os educadores observaram que a atividade estimulou o interesse pelo jogo de xadrez e provocou uma sensível melhora no relacionamento das crianças, por meio do trabalho em equipe e do companheirismo. Em breve, um campeonato de xadrez será realizado com a participação das crianças e dos jovens que freqüentam a escola.

Ananda Melo King