• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/03/2004
Últimas Notícias

Zôo realiza aulas de Biologia ao ar livre

Projeto pedagógico criado por Zoológico de Itatiba leva conhecimento aos alunos da rede pública estadual O Zôo Parque de Itatiba criou um Núcleo de Educação e desenvolveu um projeto com […]

Projeto pedagógico criado por Zoológico de Itatiba leva conhecimento aos alunos da rede pública estadual

O Zôo Parque de Itatiba criou um Núcleo de Educação e desenvolveu um projeto com visitas monitoradas, atividades dirigidas e material pedagógico para levar conhecimento aos alunos da rede pública estadual.

O projeto psicopedagógico multidisciplinar, pioneiro em zoológicos brasileiros, deve mostrar aos 70 mil alunos das 68 escolas rede pública estadual da região de Jundiaí uma aula diferenciada de Biologia.

Além de proporcionar painéis instrutivos, apostilas para alunos e professores e atividades sociais dirigidas, a iniciativa permite que os alunos acompanhem as apresentações realizadas pelo biólogo no anfiteatro (com capacidade para até 250 crianças).

O zoológico reúne cerca de 1,5 mil animais, divididos em 150 espécies diferentes, entre hipopótamos, tigres, guepardos, antílopes, antas, lontras, macacos, araras, águias, jacarés, tartarugas, sapinhos e peixes, todos acomodados em amplos ambientes que reproduzem seu habitat natural.

Na maternidade do zoológico, há um contato mais íntimo com o manejo e a alimentação dos recém-nascidos. No aviário, o visitante caminha entre os animais num espaço aberto respeitando a segurança de ambos. O “cerrado” é um local temático que abriga algumas espécies deste tipo de ambiente: o tamanduá-bandeira, a ema, o veado campeiro e a arara-canindé. Há também a “Floresta Tropical”. O local está sendo completamente reformado para deixar seus habitantes mais à vontade.

Conhecido como o zoológico de Biomas, o parque apresenta uma característica curiosa: não utiliza grades, telas e cercas na criação dos animais e aproxima o contato com o visitante. “Essa é uma possibilidade do aluno aprender brincando. Eu acho que o projeto é interessante para proporcionar uma aula prática e fixar o conhecimento teórico”, opinou o dirigente, professor Onofre Martins.

Quem não conhece a palavra “Cacatua”, por exemplo, aprenderá nas palestras do biólogo do parque que, na língua dos indígenas maori, ela significa “alicate”. Com esta ferramenta, a ave australiana abre nozes e coquinhos, seu alimento predileto. A cor branca das penas desta ave não representa uma cor, mas uma “ilusão ótica”, porque os “parentes” brasileiros, os papagaios, são basicamente verdes.

Serviço:

O Zôo Parque O Mundo dos Animais, fica na Rodovia Dom Pedro I, KM 95,5.

A programação especial para a escola é feita com o mínimo de 20 alunos, de 2ª a 6ª feira. Das 9h às 17horas.

O Parque está oferecendo pacotes promocionais para as escolas.

Fones: (11) 4537.2784, 4586.7125 ou 6817.1040.

Luciane Salles